13/11/12

Dia 22/11: reunião de nucleação em Teresópolis

Dia 22/11, a partir das 14 horas, assitentes sociais das cidades de Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Carmo, Sumidouro, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro e Cantagalo se reúnem com representante do CRESS-RJ para formação do núcleo da região.

Local: Casa de Portugal, Rua Lúcio Meira, 850, Várzea




Reunião núcleo Região dos Lagos: Cabo Frio, Silva Jardim, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo

Dia 22/novembro (5ªf) - às 14h, em Araruama
Local: SINDSPREV- Região dos Lagos. Av. Getúlio Vargas, n° 312 Centro - Araruama
Tel. 22 - 2665-3426  Ponto de referência: Rua da loja TACO, ao lado da Boticário, em cima da padaria.




 

 PROGRAMAÇÃO DA REUNIÃO DE NUCLEÇÃO

   

14h – Abertura com representantes do CRESS-RJ

Mesa: O exercício profissional dos assistentes sociais na atualidade: desafios gerais e regionais na defesa dos direitos humanos

As mesas contarão com a participação de um representante do CRESS-RJ e um convidado.

16h – Debate: A organização política dos assistentes sociais no interior: a política estadual de nucleação do CRESS-RJ

Dois representantes do CRESS-RJ, sendo um da seccional, quando o evento for em sua área de abrangência.

17h – ENCAMINHAMENTOS
 
   

Política de nucleação

O objetivo é criar núcleos de assistentes sociais, nas regiões do estado para acompanhar de perto o dia a dia da atuação profissional.

A criação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), em 2004, provocou um verdadeiro boom no processo de interiorização da atuação dos assistentes sociais. Cresceu a demanda por profissionais em todos os municípios, e cresceu a oferta de cursos de Serviço Social, na modalidade presencial e à distância.

Num esforço de interiorização da ação do Conselho, a atual gestão circulou 23 municípios durante a campanha eleitoral e, em maio deste ano, realizou minicurso em 37 municípios. Agora , cumprindo compromisso de campanha, vamos potencializar a criação de núcleos, com vistas a ampliar o apoio do Conselho à organização dos assistentes sociais.

Serão espaços para troca de experiências, reflexões sobre o exercício profissional e debate das melhores formas de enfrentamento de demandas postas para o Serviço Social e para as condições de trabalho nas diversas regiões do Estado.  Há contradições e demandas próprias dessas regiões.

O processo de nucleação é parte do esforço, que se iniciou há algumas gestões, de interiorização do CRESS-RJ, como ferramenta de fortalecimento da organização política dos assistentes sociais.

Organização

Todos os eventos de criação dos núcleos contarão com a participação de pelo menos um conselheiro do CRESS-RJ. Deverão ser formados por assistentes sociais de diversos municípios da área – que podem potencializar a organização dos assistentes sociais por município. A partir de sua formação, o núcleo se reunirá quantas vezes considerar necessário e, no mínimo, uma vez a cada dois meses, um conselheiro acompanhará a reunião.

Próximas reuniões de nucleação

 

Data

Local do evento

Área de abrangência




22/11/2012

Teresópolis

Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Carmo, Sumidouro, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo

27/11/2012

São Fidélis

São Fidélis, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Santa Maria Madalena, Trajano de Morais, Macuco, São Sebastião do Alto, Itaocara, Cambuci, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Miracema

4/12/2012

São Gonçalo

São Gonçalo, Niterói, Maricá, Itaboraí, Cachoeira de Macacu, Tanguá, Saquarema, Rio Bonito, Guapimirim

6/12/2012

Angra dos Reis

Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro