Quem foi Maria Josephina Rabello Albano

Maria Josephina Rabello Albano fez parte da primeira turma de Serviço Social criada no Brasil, pelo Instituto Social, em agosto de 1940.

Morreu em 1995, deixando importante contribuição para o Serviço Social, no Brasil e na América Latina. Em 1996, o Conselho Regional de Serviço Social deu á sua biblioteca o nome da assistente social que foi a primeira presidente deste Conselho, entre 1963 e 1966.

Em 1995, o CRESS preparou o vídeo “Estórias de Quem Faz História”, em comemoração ao Dia do Assistente Social. Josephina Albano, em seu depoimento, avalia: “fazer Serviço Social, hoje? Haja coragem!… No passado era o desafio de enfrentar/criar o mercado de trabalho… No presente é o desafio da luta contra a barbárie social e pela afirmação de valores humanistas e democráticos”.

Ao longo de sua vida profissional combinou a docência com o trabalho social, hora em contato direto com a população, hora ocupando cargos de direção, planejamento, orientação e consultoria. Circulou por áreas bastante diversas, desde a proteção da criança – no início de sua carreira – até planejamento urbano, passando pelo Serviço Social em empresas e no meio rural.

Leia o artigo de Ilda Lopes Rodrigues da Silva, assistente social e Professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, universidade onde Josephina Albano lecionou de 1978 a 1995, gentilmente elaborado e cedido para publicação neste site.

Fotos cedidas pelo núcleo de memória PUC-RIO