O orçamento de um país revela que futuro se quer construir. E no Brasil, quase metade do orçamento está destinada ao pagamento de juros para banqueiros que cobram a eterna dívida. Ao mesmo tempo, o governo federal fez cortes significativos nas verbas da Saúde, da Educação, Habitação e demais áreas sociais numa inversão total de valores. A classe trabalhadora vê, a cada dia, seus direitos sendo retirados. A perversa terceirização, aprovada na Câmara e que agora segue para o Senado, é um ataque brutal aos direitos trabalhistas! As medidas provisórias 664 e 665 – que dificultam o acesso ao seguro-desemprego e às pensões- são parte dessa linha que joga os custos da crise econômica sobre os ombros dos trabalhadores e trabalhadoras.

Já os banqueiros continuam tendo lucros exorbitantes a cada ano. As grandes empresas vêem seu patrimônio ampliado pelas generosas isenções fiscais. O agronegócio expande seu domínio espalhando pelo país a erva daninha da utilização da terra para lucrar. Nossa juventude está ameaçada pela redução da idade penal. É a direita conservadora colocando em prática o que pensa: é mais fácil punir do que educar. De forma indireta exerce seu preconceito racial e de classe porque a maior parte de jovens que serão afetados por esta medida é a juventude negra e pobre que mora nas favelas e no seu dia a dia convive com a brutalidade das ocupações militares. No Congresso as iniciativas de reforma política tramam contra os partidos socialistas e, buscam inserir na Constituição o financiamento empresarial das campanhas, mantendo os grandes empresários como senhores absolutos dos legislativos e executivos.

Por tudo isso, no dia 1° de maio (Dia do Trabalhador) várias entidades, de movimentos sociais a partidos políticos, unificaram as convocações para uma só atividade na Lapa, a partir das 15 horas.


Pautas do ato:

– Contra a política econômica de Dilma e Levy que retiram direitos das trabalhadoras e trabalhadores!
– Não ao pagamento da dívida. Mais verbas para Saúde, Educação, Habitação e Transportes públicos!
– Não à terceirização, à precarização da vida, do trabalho e dos serviços públicos!
– Não às medidas provisórias que afetam o seguro desemprego e as pensões!
– Não à privatização dos hospitais, da previdência e das empresas estatais!
– Taxação das grandes fortunas e heranças!
– Reforma Urbana já para garantir o direito à habitação, à mobilidade e à cidade!
– Reforma Agrária imediata para que a terra seja de quem nela trabalha!
– Não à redução da idade penal! Em defesa de um futuro digno para a nossa juventude!
– Não à violência contra as mulheres!
– Não ao racismo!
– Não à homofobia!
– Não ao financiamento empresarial de campanhas!

Evento no facebook

1463169_10153034783399667_7415637972461195841_n