Mesa: Ofensiva Reacionária, precarização das condições de trabalho e conservadorismo no Serviço Social

26 de Maio, sexta-feira – 15h

Local: UFF – Volta Redonda (a confirmar)

Endereço: Av. Trabalhadores n. 420 – Vila Sta Cecília – Volta Redonda

Palestrantes:

Maria Carmelita Yazbek – – CRESS nº 1195/9ª Região (Doutora em Serviço Social, professora do Programa de Pós-graduação da PUC/SP)

Márcio de Souza – CRESS nº 16018/7ª Região (Doutor em Serviço Social, Professor do curso de Serviço Social da UGB e da UNESA)

Diferenciação entre conservadorismo e reacionarismo. Aspectos sócio históricos do conservadorismo na formação social brasileira. Os avanços democráticos do final do século XX. O cenário do capitalismo mundial e o avanço do reacionarismo no Brasil e no mundo. A herança conservadora na trajetória da profissão e suas expressões nos dias atuais. Lutas contemporâneas e os desafios para a afirmação do projeto profissional do Serviço Social na atualidade.

Trabalho e relações sociais capitalistas na contemporaneidade. Assistentes sociais como parte da classe trabalhadora e o cenário contemporâneo e as condições de trabalho de assistentes sociais. A importância da organização sindical. Precarização e avanço do conservadorismo na profissão. Precarização das condições de trabalho de assistentes sociais na Região Sul Fluminense e desafios para a luta política da categoria e dos trabalhadores.