No dia 28 de novembro o CRESS-RJ realizou a cerimônia do 8º Prêmio Visibilidade. O evento premia trabalhos de assistentes sociais e comunicadores que valorizem o Serviço Social.

Em 2014  a categoria “Experiências profissionais de assistentes sociais, equipes de Serviço Social ou equipes multiprofissionais”, classificou apenas um finalista. O vencedor foi o trabalho “Perfil dos assistentes sociais da UFRJ” : uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, acerca do perfil de assistentes sociais que atuam naquela universidade. As autoras são Cristiane da Costa Lopes Roma, Rita de Cássia Cavalcante Lima, Telma Fernandes B. Gil e Vania Dias de Oliveira.

Na categoria “Trabalhos de Comunicação” o vencedor foi o trabalho “Convivendo com o HIV” da TV UERJ, idealizado por Eduardo Lima, Aline Damasceno, Júlio Nascimento, Otávio Evangelista, Sérgio Dimas, Enir de Paula, Valdeci Ferreira, Gabrielli Miguez, Guto Lacerda e Ana Cláudia Theme. Apenas nas últimas três décadas 656 mil pessoas foram diagnosticadas como soropositivas para o vírus do HIV.

O trabalho “Vidigal: custo de vida lá no alto” de Aramis Assis ficou em segundo lugar. Com chamada de capa no jornal Maré de Notícias, a matéria intitulada “Vidigal: custo de vida lá no alto” tenta traduzir à população local um conceito que vem sendo bastante divulgado em âmbito acadêmico: o de gentrificação.

O artigo “15 de maio – Dia do Assistente Social” de Carmem Lúcia Félix ficou com o terceiro lugar.  Publicado no jornal Meio Norte, que circula no Piauí e em estados da região, acompanhou ações de vários conselhos regionais de Serviço Social para explicar o que assistentes sociais estudam, qual é o perfil profissional no país, em que áreas podem atuar e outros aspectos de nossa atuação.

A matéria  “Jovens lutam por mais políticas públicas” de Igor Soares e Ívina Costa do jornal Vozes das Comunidades ficou com a quarta colocação. . De acordo com a reportagem, o Brasil tem atualmente cerca de 50 milhões de jovens entre 15 e 29 anos. Grande parte desta população tem dificuldades de acesso a políticas como saúde, educação, cultura e trabalho.

No quinto lugar, o vídeo “Vila Recreio II – sonhos demolidos” de Arthur William, Claudia Santiago, Daniel Climaco, Eric Fenelon, Euro Mascarenhas Filho e Sheila Jacob. O trabalho fala sobre os despejos e remoções na Vila Recreiop II para a realização da Copa Do Mundo e Olimpíadas.

A premiação conferida aos participantes  é a seguinte: aos quintos e quartos colocados de cada categoria são conferidos um certificado de reconhecimento e um troféu pela qualidade com que trataram os temas políticas sociais e/ou Serviço Social. Os terceiros colocados recebem um certificado, um troféu e um prêmio líquido de R$ 500,00. Aos segundos colocados de cada categoria são entregues certificado, um troféu e R$ 1.000,00 líquidos. Por fim, aos primeiros colocados de cada categoria são conferidos um certificado, um troféu e um prêmio líquido de R$ 3.500,00.