Carta Aberta do CRESS RJ

Pela Vida, Democracia e Direitos

Nesta conjuntura, em meio à campanha de segundo turno para a escolha do próximo Presidente, observamos um significativo avanço da violência e da intolerância com diversos ataques à direitos individuais e coletivos, que comprometem o exercício da liberdade e geram graves ameaças às conquistas democráticas em face ao avanço do fascismo, especialmente em relação aos direitos humanos. Dada a gravidade de tal situação, o CRESS-7ª Região, com base nos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, vem a público afirmar os valores centrais de nossa profissão.

Tais princípios norteiam a prática diária dos profissionais de Serviço Social, ao reconhecerem a liberdade como essencial para a expansão dos indivíduos sociais; ao defenderem os direitos civis, sociais e políticos e a ampliação da cidadania como tarefa primordial da sociedade; ao se empenharem em favor da equidade e justiça social que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática; ao se empenhar na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados, à discussão das diferenças, ao pluralismo de pensamento. Reafirmamos esses princípios e rejeitamos todas as formas de expressão, práticas e políticas que contrariem a base e a ampliação dos princípios democráticos, e que são contrários aos princípios fundamentais do nosso Código de Ética.

Enquanto classe trabalhadora, nós assistentes sociais não podemos ficar de fora da disputa que se apresenta. Afinal, sofremos duplamente os impactos adversos desta conjuntura, pois atuamos atendendo usuários nas políticas sociais cada vez mais sucateadas e que possuem condições de vida marcadas pelo empobrecimento, por violências e discriminações, como são as pessoas negras, LBGTs, ribeirinhas, quilombolas, dentre outros segmentos. Ao mesmo tempo, somos atingidos em nossas condições de trabalho e também como parte dessa população cada vez mais expropriada e em sofrimento. Estão em jogo as conquistas das gerações anteriores contra a ditadura militar pela redemocratização, e todo o conjunto das lutas democráticas e por direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em nosso País.

Diante do atual cenário, com as duas candidaturas que disputam esse pleito, o posicionamento político da categoria é imperativo. O CRESS convoca toda a categoria a avaliar criteriosamente os programas e projetos para nortear o seu voto e o embasar nos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional. É nossa tarefa também nessas eleições fomentar o posicionamento e atuação em defesa da profissão. Não vamos retroceder. É urgente defendermos a democracia brasileira. Democracia sim, ditadura nunca mais!

CRESS RJ – Gestão “Não Temos Tempo de Temer” (2017-2020).