O presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS RJ), Rodrigo Lima, entregou em reunião, na quarta-feira, dia 22 de março, uma carta ao Comitê de Enfrentamento da Superpopulação Carcerária do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, em nome da Frente Estadual Pelo Desencarceramento RJ apresentado o posicionamento contrário a prática do exame criminológico como ferramenta para o enfrentamento à superpopulação carcerária. (leia a carta na íntegra aqui)

“Já existia um acúmulo das comissões sócio jurídica, ética e orientação e fiscalização, direitos humanos com a discussão relacionado ao exame criminológico e a gente conseguiu fazer uma costura coletiva com a Frente. E questionamos a correlação que existe entre desencarcerar e fazer exame criminológico, demonstrando a importância que o Serviço Social possui dentro desse debate. E a gente não pode de forma alguma atrelar o desencarceramento ao exame criminológico, até porque nós não temos competência profissional para isso. Ainda temos um trabalho muito importante para fazer junto à nossa categoria e ao mesmo tempo apresentar nosso posicionamento à sociedade”, destaca Rodrigo Lima

Também representaram o CRESS RJ a conselheira Débora Rodrigues, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho e o assistente social Fábio Simas.