O Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli comemora em dezembro, 25 anos de existência. Pertencente à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, o CLAVES é um centro de pesquisa, ensino e assessoria, criado em 1989 com o objetivo de investigar o impacto da violência sobre a saúde da população brasileira e latino-americana.

Durante este quarto de século, o Centro Realiza pesquisas interdisciplinares, interinstitucionais e intersetoriais em colaboração com órgãos governamentais, internacionais, sociedades científicas e sociedade civil. O Centro possui ações de ensino, extensão, divulgação e disseminação de informações através do Núcleo de Informação e Documentação Cecília Minayo e da Biblioteca Virtual em Violência e Saúde (BVS).

Em face de seu objetivo, no processo de investigação, assessoria, e estudo sobre a violência, a produção de informações científicas sobre o tema é considerável, fator que justifica um de seus objetivos específicos que é a organização de um centro de informação, hoje denominado de “Núcleo de Informação e Documentação Cecília Minayo” (NID), que desde sua criação, procura colaborar de forma relevante com o quadro informacional para a temática da violência no campo da saúde, assim como tem apoiado as pesquisas estratégicas e operacionais que visam a promoção da saúde à grupos sociais vulneráveis e a intervenção sobre os agravos provocados pela violência. Atualmente, o Núcleo oferece alguns serviços e produtos, que, contudo estão em fase de aperfeiçoamento e legitimação, tais como salvaguarda, organização e circulação de material bibliográfico, e recentemente, vem atuado significativamente na Biblioteca Virtual em Saúde em Violência e Saúde (BVS-VS) já em fase de certificação.

O Prêmio é a mais alta condecoração do Governo Brasileiro às pessoas e instituições que desenvolvem ações de destaque na promoção e defesa dos Direitos Humanos. Serão 21 categorias e duas menções honrosas. XV – Garantia dos Direitos da Pessoa

Idosa: Maria Cecília de Souza Minayo.

Veja e relação de vencedores do Prêmio Direitos Humanos 2014