NOTA DO CRESS-RJ SOBRE A SAÚDE MENTAL EM NITERÓI

Há décadas a reforma psiquiátrica brasileira apontou que saúde é mais que ausência de doença. Esta perspectiva já é reconhecida em praticamente todo o mundo. Nela, a dimensão social da saúde tem importância inegável. Fruto deste acúmulo, equipes de saúde tiveram ampliação de profissionais que atuam com esta política, em ações multiprofissionais que visam contribuir para garantir condições adequadas de vida e trabalho para as pessoas.

Condições dignas de trabalho e contratação certamente estão entre os processos que preservam saúde. Seja de trabalhadores e trabalhadoras, seja de seus usuários e usuárias.

Os Conselhos Federal e Regionais de Serviço Social têm apontado a necessidade de apreender a profunda relação existente entre condições éticas e técnicas de trabalho com a qualidade de serviços oferecidos. Se esta relação não é necessariamente imediata e absoluta, fato é que não ter acesso a condições minimamente dignas de trabalho tendem a impactar negativamente o resultado destas ações.

Sendo assim, o CRESS-RJ expressa seu total apoio e solidariedade às mobilizações de profissionais da saúde mental em Niterói (RJ) contrária às demissões em curso e por contratos de trabalho que prevejam direitos trabalhistas já conquistados pelas lutas sociais em nosso país. Reafirmamos nossa defesa de concurso público para dotar o Estado de trabalhadores e trabalhadoras com estabilidade, perspectiva de capacitação profissional e autonomia técnica para sua atuação. A defesa da saúde universal, pública e com qualidade passa também por estas condições.

Diretoria do Conselho Regional de Serviço Social – Rio de Janeiro

Fota da luta (1)