CRESS-RJ e o episódio nas praias cariocas
Sobre o episódio do fim de semana passado (20 de setembro) envolvendo crianças e adolescentes com foco especial nos usuários da linha 474 (Jacaré-Jardim de Alah) e nos confrontos entre jovens negros suburbanos e jovens brancos da zona sul da cidade, o prefeito Eduardo Paes, em entrevista coletiva disse que não destacaria assistentes sociais para o trabalho preventivo para tais episódios. “E não me peçam para botar assistente social da Secretaria Municipal de de Desenvolvimento Social (…) preparadas para fazer assistência social, para fazer uma abordagem distinta, terem que bater um papinho com um sujeito com um pedaço de pau na mão”.
Diante da postura do prefeito da cidade do Rio de Janeiro e dos desdobramentos do episódio, o Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro já entrou em contato com a secretaria municipal de Desenvolvimento Social solicitando uma audiência com o secretário Adilson Pires e está se articulando com o Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente  e Rede Rio Criança para buscar uma ação junto ao governo do estado do Rio de Janeiro para responder a todos sobre o situação.
Em breve informaremos à categoria sobre os próximos desdobramentos e sobre as ações efetivas do Conselho.
CRESS-RJ
23/09/2015