A questão das mães em situação de rua e usuárias de drogas é tema recorrente para o Serviço Social. Junto ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e o Conselho Regional de Psicologia-RJ, o CRESS-RJ participou da organização do seminário “Mulheres Mães Usuárias de Drogas e em Situação de Rua: desafios para garantir a convivência familiar”, que aconteceu dia 16 de dezembro, no MP do Rio de Janeiro.
    Durante a mesa de debates o conselheiro do CRESS, Charles Toniolo, comentou que cresceram as denúncias reclamando sobre documentos técnicos e relatórios produzidos pela categoria. O efeito disso, em última instância, é o distanciamento dos usuários. Para Charles, é importante que assistentes sociais façam o “Estudo Social” com o melhor conhecimento possível da realidade do usuário. Por outro lado, como salientou Charles, é também dever do Estado fornecer ferramentas necessárias para assistentes sociais decidirem da melhor maneira a respeito de suas intervenções e não ficar refém de improvisos. Charles acrescentou o quanto é grave que políticas públicas estejam alinhadas a práticas punitivas e moralizantes e não ao universalismo dos direitos humanos, indicado no Código de Ética.
    Também presente ao evento, Eunice Fávero, assistente social do TJ-SP, professora e pesquisadora, reiterou a importância de ampliar o conhecimento da realidade social para acompanhar essas jovens mães usuárias de drogas e em situação de rua, inclusive para poder orientar corretamente com relação a temas como na questão da guarda dos filhos, como o direito de ter documentos de identidades e certidões de nascimento.