Dia Nacional da Luta dos Povos indígenas – 7 de fevereiro

 

O ano de 2019 mal começou, e já podemos enumerar diversas perdas significativas para as populações indígenas, tais como o esvaziamento da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, em decorrência da transferência para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a identificação, delimitação e demarcação de suas terras, bem como, assassinatos de lideranças por disputas de terras. Todavia, como a história dos povos originários sempre foi de luta, mais do que nunca, essas entidades lideram manifestações de defesa de direitos indígenas, como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), em âmbito nacional e Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM), no Rio de Janeiro.
O Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, 07 de Fevereiro, foi instituído pela Lei n° 11.696/2008, em homenagem ao líder indígena Guarani Sepé Tiaraju, que lutou contra dominação espanhola e portuguesa na década de 1750, no Rio Grande do Sul. É importante ressaltar que o “empenho na eliminação de todas formas de preconceito incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças”, enquanto princípio fundamental do Código de Ética Profissional convida as assistentes sociais a se somarem à luta pela defesa dos direitos indígenas, no que diz respeito à demarcação das terras, de forma democrática, e preservação da cultura.

#sangueindígenanenhumagotaamais
#demarcaçãojá
#assistentessociaisnocombateaoracismo

Gestão Não Temos Tempo de Temer (2017-2020).
#pracegover Um desenho com uma grande árvore e a seu lado dois homens. Um com uma arma (espingarda) e do outro lado um com uma moto-serra. Atrás dele uma escavadeira. O tronco da árvore tem a forma de um punho indígena. Os galhos também tem formato de punhos. Acima deles folhagens verdes. Acima de tudo a frase : Dia Nacional da Luta dos Povos indígenas – 7 de fevereiro