PRONUNCIAMENTO  DA REGIÃO AMÉRICA LATINA E CARIBE  DA FITS:

CONDENAÇÃO DO ASSASSINATO DE FRANCO MARIELLE

 

As organizações membros da América Latina e Caribe da Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS) expressam condenação absoluta sobre o  assassinato político da jovem vereadora do Rio de Janeiro (Brasil) MARIELLE FRANCO, membro do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL ) do Brasil, que foi morta a tiros enquanto retornava de uma atividade comunitária no bairro da Lapa, Rio de Janeiro.

 

Marielle era socióloga, lésbica, feminista, ativista de esquerda e defensora dos direitos humanos das mulheres de ascendência africana como ela, defensora dos  Direitos. Nascida na Maré, o maior complexo de favelas da cidade. Desde muito jovem se dedicou a denunciar e desmantelar redes de tráfico de armas e da violência que  assola especialmente crianças e mulheres pobres negras. Foi uma dura crítica da violência policial e da  intervenção do exército na segurança do Rio de Janeiro.

 

O assassinato desta líder feminista política é parte do desenvolvimento e aprofundamento do neoliberalismo e neoconservadorismo nessa região e de suas políticas repressivas e violentas no poder, implementada de forma disciplinadora, a fim de instilar o medo, a desmobilização e reduzir reclamações público.

 

No entanto, como qualquer processo social é dialético, este assassinato político mafioso e de caráter odioso, gerado  o efeito oposto, um repúdio maciço e mobilização popular em toda a América Latina e Caribe. A luta de Marielle é a nossa luta e vamos levantar bem as bandeiras. Expressamos nossa solidariedade ao povo brasileiro.

 

Para Marielle Franco e sua luta, exigimos justiça para Marielle! Chega!, Fora intervenção crimes da polícia do Exército Federal no Brasil!, E gritar ad nauseum Marielle presente!

 

Argentina, 18 de Março de 2018

 

Dra. Silvana Martínez                             Dr. Larry Alicea Rodríguez
Presidenta FITS-ALC                            Vicepresidente FITS-ALC

 

29511569_897186747108513_8853195368022401437_n