Nota pública do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro em apoio às ocupações das escolas fluminenses

O Conselho Regional de Serviço Social da 7a Região, por ocasião da realização do II Congresso de Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro, vem a público manifestar seu apoio aos movimentos, em curso no estado, de defesa da qualidade e do caráter público e gratuito das políticas sociais – especialmente, no momento atual, da educação.

Esses movimentos vêm resistindo corajosamente a sucessivos ataques do governo estadual, cuja infinita generosidade com o empresariado fluminense e com rentistas contrasta flagrantemente com o desfinanciamento dos serviços públicos essenciais à garantia de direitos. Sabemos, por exemplo, que só os R$ 140 bilhões prodigamente doados à iniciativa privada em cinco anos pelo grupo atualmente no governo permitiriam o pagamento de toda a folha de servidores do estado por anos a fio. No lugar disso, o que se vê são demissões, suspensão e parcelamento dos salários, congelamento que implica em perdas salariais reais… Tudo isso rebaixando a qualidade de vida dos servidores efetivos e terceirizados, e afetando diretamente o trabalhador usuário do equipamento público.

Tal situação extrema exige respostas à altura, e o movimento social tem se mostrado capaz de produzi-las. É nesse contexto que ocorre a recente ocupação da Secretaria da Fazenda por parte de trabalhadores aposentados em conjunto com o SEPE, que garantiu que os inativos tivessem sua aposentadoria finalmente paga. É nele, também, que estão em curso as mais de setenta ocupações em escolas no estado, que merecem nosso total apoio como forma de luta legítima em um momento em que as outras possibilidades se esgotaram e estamos diante de um quase colapso das políticas sociais no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, 13 de maio de 2016.

A Diretoria do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro

Gestão 2014/2017