Entre os dias 24 e 25 de setembro CRESS/RJ esteve presente ao II Encontro Nacional de Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura, realizado pela Secretaria de Direitos Humanos, em Brasília.

O CRESS/RJ atualmente ocupa a coordenação-geral do Comitê Estadual para Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro, sendo representado pelos assistentes sociais Fábio Simas e Elizabeth Oliveira. O evento contou com a participação de mecanismos e comitês de todas as regiões do país além do nacional e teve como foco os debates acerca das implementações dos sistemas estaduais de combate à tortura, articulação entre os diferentes órgãos. Houve um importante debate sobre a tortura praticada contra os grupos socialmente discriminados.
O Rio de Janeiro compôs a maior delegação estadual do evento com representantes do poder público e sociedade civil. Vale ressaltar que este mês, o Brasil receberá a visita do Subcomitê para Prevenção à Tortura das Nações Unidas (SPT) e o Rio de Janeiro deve ser um dos estados visitados.
De acordo com Elizabeth Oliveira, um desafio posto para o encontro foi a “necessidade de nos articularmos mais nacionalmente, além de garantirmos o controle social da população “.
No final do evento, o Rio de Janeiro apresentou duas moções , sendo uma sobre a posição contrária à privatização do sistema prisional e a operações da PM de cerceamento do direito de ir e vir de adolescentes da região metropolitana alem de apoiar a moção do estado de Ceará contra a tortura praticada contra os adolescentes nas unidades socioeducativas.

Na foto, grupo que representou o estado do Rio de Janeiro no evento. A primeira a esquerda é Elizabeth Oliveira e de blazer na primeira fila Fábio Simas, ambos representantes do CRESS-RJ no evento

IMG-20150925-WA0010