A Rede de Saúde Mental do Rio de Janeiro vem sofrendo um processo de desmonte. Na metade do ano de 2104 a situação se agravou com a intensificação da entrada das OS’s em variados serviços da Rede de Saúde Mental, ampliando dessa forma a lógica empresarial pela qual estas Organizações Sociais respondem, deixando que o “caso a caso” se perca nas “metas e produtividade”.

Exemplos do retrocesso são vistos com a implementação do SISREG para as internações psiquiátricas, marcando o descompromisso com a territorialização, conquistada com muito trabalho e amparada pelas políticas públicas; as aberturas de leitos psiquiátricos em instituições psiquiátricas, fato que significa um enorme dissenso com tudo que foi criado a partir da luta de usuários, familiares, estudantes, trabalhadores e todo cidadão que acredita em uma política pública responsável e de acordo com as diretrizes do SUS e mais, conquistas de uma luta de anos por estas categorias; descaso com os trabalhadores que além de possuírem vínculos frágeis, sofrem com atrasos salarial e a incerteza da manutenção de seus serviços; desrespeito com os serviços implantados a partir da reforma psiquiátrica, como por exemplo, o não repasse da verba para o pagamento das tarifas públicas dos Serviços Residenciais Terapêuticos por conta de falhas na manutenção dos contratos com a ONG responsável; entre outras situações que vem acontecendo dia após dia na contra mão da reforma psiquiátrica.

Devido a este cenário, trabalhadores da Rede de Saúde Mental vem se reunindo para discutir e pensar juntos esta situação que marca um novo momento histórico para a luta antimanicomial.
Em 2014, não houve o Encontro Anual da Rede de Saúde Mental do Rio de Janeiro. Por isso, mais do que nunca precisamos nos reunir para pensarmos estratégias de fortalecimento para que nossas conquistas não se percam com esta política do desmonte e da privatização, afinal, como bradamos: saúde não é mercadoria!

Para iniciarmos 2015, o Fórum de Trabalhadores da Saúde Mental do Rio de Janeiro convoca todos os trabalhadores a participarem da construção do nosso Seminário, seja participando das reuniões, seja divulgando nos serviços ou participando deste grande encontro que acontecerá no dia 14 de março de 2015 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro!

folder-