Data: 20 de maio de 2015
Horário: 13h às 17h
Local: Anfiteatro A – Centro de Estudos Olinto de Oliveira (Av. Rui Barbosa, 716 – Flamengo Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22.250-020)

13h – Saudação de abertura
·         Direção do IFF – Dr. Carlos Maciel
·         Vice direção de Atenção à Saúde – Dr. Carlos Eduardo Figueiredo
·         Presidente do Centro de Estudos – Dr. Antônio Mereilles.
·         Representante do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de janeiro – Dr. Rodrigo Lima
·         Gerente da Área de Atenção Clínica à Criança e ao Adolescente – Dra. Lívia Menezes
·         Coordenação do Serviço Social – Dra. Alessandra Mendes.
13h30 – O Papel do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente no Acesso à Saúde.
Participantes:
Câmara de Resolução de Litígios de Saúde – Dr. Delcy Alex Linhares (Procurador do Estado – Subsecretário Jurídico e de Corregedoria da Secretaria Estadual de Saúde)
Conselho Tutelar da Zona Sul do Rio de Janeiro- Edmilson Ventura
Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro – Gislaine Kepe (Defensora Pública)
1ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro – Dr. Pedro Henrique Alves
Coordenação: Comissão organizadora
15h – Debate
16h – O Papel dos Movimentos Sociais na Luta pela Saúde Pública.
Participantes:
Fórum de Promoção da Saúde da Criança e do Adolescente com Deficiências/Doenças Crônicas e suas Famílias – Dra. Mariana Setúbal Nassar Carvalho.
Fórum de Saúde do Rio de Janeiro – Juliana Bravo de Menezes
16h30Coffee break
17h – Encerramento
Realização: FIOCRUZ e IFF (Instituto Nacional Fernandes Figueira)