O I Seminário “Desafios e Possibilidades do Serviço Social Junto à População Trans” foi produzido como consequência de um conjunto de atividades de extensão desenvolvidas a partir de 2010 e que se consolidaram em 2012 com o projeto de extensão “Assessoria à equipe técnica de Serviço Social na implementação do processo transexualizador no HUPE”. Tais atividades de extensão somente se tornaram possíveis em razão de duas parcerias estabelecidas entre a Faculdade de Serviço Social/UERJ, o LIDIS/UERJ, a equipe de Serviço Social do HUPE/UERJ diretamente envolvida no processo transexualizador e a SUPERDIR/SEASDH (na implementação dos Centros de Cidadania LGBT).

          Recentemente, o LIDIS construiu o processo de assessoria sistemática as diferentes equipes técnicas atuantes nos CC’LGBT’s, dentre elas a de Serviço Social. Considerando a riqueza do trabalho de parceria com essa última equipe este evento foi idealizado. Ele visa socializar com os/as alunos/as, professores/as da FSS/UERJ, bem como de outras instituições de ensino de Serviço Social, parte da experiência acumulada tanto pelas equipes de SS dos CC’LGBT, quanto a do HUPE/UERJ junto a população que tem se reconhecido e sido reconhecida como trans.

        Tal população é reconhecida pela produção acadêmica da saúde coletiva, das ciências sociais, da psicologia social e na ainda incipiente produção do Serviço Social sobre o tema, como predominantemente alijada dos direitos de cidadania, mesmo os mais elementares. Discutir suas condições de vida, bem como as estratégias de enfrentamento das desigualdades de vida por eles/elas experimentadas no cotidiano profissional é, portanto, imperativo. Esse evento é parte desse esforço.

[divider top=”1″ style=”solid”]
[document file=”http://www.cressrj.org.br/wp-content/uploads/2015/01/Folder_Seminu00E1rio.pdf” width=”150%” height=”950″]
[divider top=”1″ style=”solid”]

I_SEMIN+u00FCRIO_Cartaz (2)-page-001