O Seminário “Mães, Crack, Maternidade, Crianças e Institucionalização” acontecerá no dia 29 de maio, das 9h às 17h, na Universidade Santa Úrsula, em Botafogo.

Promovido em conjunto pelas Comissões de Psicologia e Justiça, de Psicologia e Saúde, de Direitos Humanos e de Psicologia e Políticas Públicas do CRP-RJ, a proposta do evento é colocar em análise esse olhar, por vezes estigmatizante, das práticas profissionais na assistência às mães usuárias de crack, em sua interface com a Justiça, no exercício da maternidade.

Além disso, o evento visa a discutir as práticas psicológicas que vêm sendo produzidas na rede de proteção à infância em sua interface com a Justiça bem como as práticas de institucionalização de crianças, ainda na primeira infância, quando seus pais são diagnosticados como usuários de drogas, enredando essa família no processo de judicialização.

O evento é gratuito e destinado a psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, conselheiros tutelares e demais profissionais – do Ministério Público, das Varas de Infância, da Defensoria Pública, do Acolhimento Institucional e dos serviço da Assistência Social (CRAS e CREAS) e da Saúde (CAPS, CAPSI, Consultório na Rua, Clínica Saúde da família, Maternidades).

A programação completa do evento será divulgada em breve no site do CRP-RJ.

Não há necessidade de inscrição prévia para participar. As inscrições serão feitas no próprio local do evento; contudo, como o espaço tem capacidade para 400 pessoas, poderão participar somente os 400 primeiros participantes a chegar. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenadoria Técnica (COTEC) do CRP-RJ pelo telefone (21) 2139-5426 ou pelo e-mail cotec@crprj.org.br.

A Universidade Santa Úrsula fica localizada Rua Farani, nº 42/SL – Botafogo, Rio de Janeiro.

mães crack