PERÍODO DE INSCRIÇÕES: de 25/08/16 à 16/09/16

LOCAL DAS INSCRIÇÕES: Coordenação de Estágio/Extensão da ESS/UFRJ

REQUISITO PARA INSCRIÇÕES: ser aluno do curso de Serviço Social e/ou áreas afins; profissionais das áreas de ciências humanas e sociais; funcionários da UFRJ

PROFESSOR: Rogério Lustosa Bastos

Início/Término do curso: dia 19/09/16 à 28/11/16.

Dia da Semana/Horário: Segunda-feira, das 14 às 17h

Local de realização do curso: Escola de Serviço Social/UFRJ

OBS: Como é um curso de aprimoramento profissional, todos os participantes com 75% de presença receberão um certificado no final.

RESUMO: Este curso pretende aprimorar a escrita acadêmica, tanto no sentido de torná-la mais clara para o leitor, quanto também de atingir o grande público sem banalizar os conteúdos da pesquisa. Para tanto, ele será realizado através de três momentos básicos: Primeiro momento – neste instante serão apresentados os principais conteúdos básicos da escrita acadêmica, os quais, uma vez dominados, eles ajudarão na elaboração de monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado. Tais conteúdos, em síntese, são: 1.1- escrita dos especialistas para os especialistas: esta é produzida por acadêmicos especializados, mas é compreendida apenas por eles mesmos e seus pares. Quer-se aqui problematizar essa escrita, tanto pelo seu caráter elitista, quanto por ser uma expressão que fica restrita apenas aos “muros” da universidade. 1.2) escrita de autoajuda: aqui, em nome de se atingir o grande público, essa escrita também deixa a desejar, seja pelo fato de estar mais preocupada com o mercado, seja porque, obedecendo unicamente a essa preocupação, ela simplifica o resultado das pesquisas científicas. 1.3) escrita que une a ciência com a arte: neste ponto, a escrita acadêmica lança mão de recursos literários ou artísticos, pois através de metáforas, figuras de linguagem e outros fatos do gênero, amplia-se a compreensão de certos conteúdos da pesquisa, mas sem simplificá-los.

Detalhe: nesse instante, além de se estudar um conjunto de autores literários, tais como Kafka, Rubem Fonseca, Érico Veríssimo, Drummond, entre outros, os quais, apontam-nos os diferentes tipos de escrita artística: escrita inspirada na “voz do escritor”, escrita “dos que narram, mas não narram tudo”, escrita da “sinfonia do mal” (das “vísceras politicamente incorretas”), escrita que fisga o leitor pelo “encantamento da narrativa da experiência”, para ficar em alguns exemplos. Enfim, o estudo desses autores, como dizíamos, poderão nos ajudar na busca da clareza da escrita acadêmica, a fim de se evitar que a divulgação de nossas pesquisas fique restrita apenas aos especialistas e aos núcleos de pesquisa.

Segundo Momento: neste instante serão realizadas oficinas de escritas individuais e/ou em grupo. Aqui também serão realizadas Atividades Programadas, ou seja, faremos visitas eventuais a exposições artísticas e/ou peças de teatro.

Terceiro Momento: neste final do curso, será pedido que o aluno elabore um pequeno paper , principalmente como treino de escrita de pesquisa; paper que será escrito pelo aluno a partir de uma área de seu interesse. Mais informações em www.ess.ufrj.br

14088458_605194676307723_1283959944353715513_n