Comunicação e saúde são tema de encontro na Fiocruz
O direito à saúde já é entendido há bastante tempo pela população como um direito básico. Mas de que forma? E como o direito à comunicação impacta nesta percepção? Além disso, como um sistema de mídia formado principalmente por poucas empresas privadas pode fragilizar a noção de saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS)? Para discutir essas questões, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza, no próximo dia 05 de abril, a Pré-Conferência Livre de Comunicação e Saúde. O encontro – gratuito e aberto ao público externo – é uma preparação para I Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde, que acontece de 18 a 20 de abril, em Brasília.
Considerando a importância da comunicação para a saúde e a disputa de ideias na sociedade, o documento preparatório da 15ª Conferência Nacional de Saúde defende a “democratização dos meios de comunicação – que reafirme o caráter público e a melhoria da regulação democrática das redes de internet, televisão, rádio e jornais”. Assim, a ideia é pensar como a ausência de um marco regulatório atualizado das comunicações no Brasil e de mecanismos de controle social prejudica não só o acesso a informações de qualidade sobre o SUS, mas a própria democracia.
O SUS prevê, para seu funcionamento, mecanismos de controle social, sendo os principais deles o Conselho Nacional de Saúde e as conferências nacionais de saúde. Elas foram instituídas em 1937, no primeiro governo de Getúlio Vargas, e a primeira foi realizada em 1941. Desde então, já aconteceram 15 conferências nacionais. Com relação à comunicação, a situação é bem diferente: até o momento, apenas uma conferência foi convocada, em 2009, e as mais de 600 resoluções não se tornaram políticas públicas.
O documento de referência do encontro e outros materiais sobre o tema estão disponíveis em: www.pensesus.fiocruz.br/ preconferencia
Pré-Conferência Livre de Comunicação em Saúde
Data: 05/04/2017
Horário: 9h30-17h
Local: Salão de leitura – Biblioteca de Manguinhos (ICICT/ Fiocruz). Av. Brasil, 4365 – Manguinhos. Rio de Janeiro-RJ.
O evento é aberto e a entrada gratuita. Não é preciso realizar inscrição.
09h30 – Mesa de abertura:
– Nísia Trindade Lima (presidente da Fiocruz)
– Fernando Pigatto (Conselho Nacional de Saúde – CNS)
10h – Debate “A comunicação e a saúde como direitos”:
– Bia Barbosa (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC)
– Diego Francisco (jornalista e ativista)
– Inesita Araújo (ICICT/Fiocruz)
12h30- Almoço
14h – Discussão em grupo