“A situação da saúde pública no Brasil é crítica. O avanço das privatizações, a transferência maciça de recursos públicos para o setor privado e o subfinanciamento crônico impedem o SUS de avançar na assistência à saúde do povo”. É com este alerta que a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, movimento do qual o CRESS faz parte, organizará seu 5º Seminário Nacional.

Com o tema Saúde, crise do capital e lutas sociais na América Latina, o evento será realizado no Rio de Janeiro (RJ) nos dias 27, 28 e 29 de março.

O Seminário pretende debater como a crise estrutural do capital na contemporaneidade tem se refletido na política de saúde, além de trazer experiências de lutas e resistências dos movimentos sociais na América Latina e Europa, identificando a importância deste processo na construção de uma agenda unificada para a saúde. Além disso, grupos de trabalho abordarão temáticas como “Modelos privatizantes de gestão”, “O SUS e a saúde do trabalhador”, “Conselhos e conferências da saúde”, “Saúde, ambiente e luta no campo e na cidade”, “Programa Mais Médicos, formação em saúde e modelo assistencial”, “Saúde mental” e “Gênero, sexualidade e direito à saúde”.

 

Seminário Frente FOLDER final-page-001

Seminário Frente FOLDER final-page-002