A partir de setembro, no RJ preso em flagrante terá que ver juiz em 24 horas

TJ terá 2 juízes para analisar casos na chamada audiência de custódia.
Medida pode diminuir população carcerária, diz desembargador.

 

A partir de 18 de setembro, quem for preso em flagrante no Rio de Janeiro tem que ser apresentado a um juiz em até 24 horas para a audiência de custódia. Conforme mostrou o RJTV, o Tribunal de Justiça vai ter dois juízes que estarão disponíveis diariamente no Fórum do Centro para decidir se os presos em flagrante seguem ou não para o sistema penitenciário.

Os juízes avaliam a gravidade do crime cometido e se o preso tem antecedentes criminais. Somente na capital, são 40 prisões em flagrante todo dia. O Rio tem 43.500 detentos, e 18 mil estão presos de forma provisória à espera de uma decisão definitiva da Justiça. A medida já foi adotada por 12 estados. A iniciativa para implantá-la é de cada tribunal.

Para o desembargador Paulo Baldez, a iniciativa vai ajudar a reduzir o número de prisões ilegais e a população carcerária, e também vai gerar economia para os cofres públicos.

Para ler mais, acesse o link: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/08/partir-de-setembro-no-rj-preso-em-flagrante-tera-que-ver-juiz-em-24-horas.html