Foi realizada dia 4/10, na sede do CRESS-RJ, a assembleia geral ordinária. Que teve como pauta as deliberações do 42º Encontro Nacional CFESS/CRESS; prestações de contas 2013; plano de metas/orçamento para 2014; deliberação do valor da anuidade de 2014 e a eleição da Comissão Regional Eleitoral.

Encontro Nacional

Sobre as deliberações do 42º Encontro Nacional foram destacadas, entre outras, a manutenção da posse das gestões em maio de 2014 e a escolha da campanha para o mês da assistente social do ano que vem: Copa do mundo X Direito à Cidade. Foi anunciado também que, em breve, os sites do CFESS e dos CRESS irão disponibilizar, em áudio e em libras, o Código de Ética profissional e a Lei de Regulamentação. Foi reforçada também a necessidade de afirmar posicionamento dos problemas que os bacharelados interdisciplinares trazem para o projeto de formação profissional pautado nas diretrizes curriculares da ABEPSS e de reforçar posicionamento contrário aos mestrados profissionalizantes.

Durante o Nacional foi deliberada a possibilidade, cabendo apenas alguns ajustes em termos de tecnologia, de usar o site dos CRESS para as profissionais atualizarem seus dados e emitirem boletos de anuidade. Com relação à fiscalização profissional deliberou-se que ser fará estímulo à sindicalização de assistentes sociais em sindicatos por ramo e que é prioritário aprofundar na categoria o debate sobre sigilo profissional

Atividades

Na sequência foram destacadas diversas atividades do CRESS-RJ já realizadas no ano de 2013, como por exemplo:

– O “I Congresso Estadual de Assistentes Socais” e os demais eventos do mês de maio (com 27 minicursos, sendo 11 no interior do estado);

– 07 edições do curso “Ética e Exercício Profissional”;

– Reuniões mensais abertas à toda categoria de todas as Comissões Temáticas do CRESS-RJ;

– Reuniões e atividades espalhadas pelos 11 Núcleos do CRESS;

– Seminário Estadual Serviço Social e Saúde;

Elaboração e publicação de cartilha de orientação profissional sobre direitos humanos e exercício profissional;

Visitas de fiscalização e visitas programadas da Comissão de Orientação e Fiscalização;

Implementação da jornada de 30 horas para os trabalhadores de nível médio e fundamental do CRESS-RJ;

Julgamentos de processos éticos.

Há ainda atividades que ainda vão ocorrer neste ano, como:

– Cerimônia em comemoração dos 50 anos do CRESS-RJ;

– Lançamento do novo site do CRESS-RJ;

– Lançamento da “Revista Em Foco” n. 8 – “Serviço Social e Direitos Humanos”;

– Encontro CRESS/Seccionais, em Campos e em Volta Redonda;

– Cerimônia de entrega do Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social, e do Prêmio Visibilidade Distorcida do Serviço Social;

– 04 edições do curso “Ética e exercício profissional” no interior do estado;

– Aprovação do Plano de Cargos e Salários dos trabalhadores do CRESS-RJ.

Valor das anuidades

Após apresentação detalhada do quadro financeiro do Conselho foi apresentada à assembleia o valor das anuidades para 2014. Apesar da inflação calculada para o período dos últimos meses apontar para 6,15% de inflação, o CRESS-RJ optou por propor um aumento de 5,33%. A proposta foi aprovada por aclamação. Dessa maneira a anuidade passou de R$ 375,00 para R$ 395,00 (lembrando que este é o valor integral, sem os descontos para quem faz o pagamento no início do ano). Prestação de contas, clique aqui.

Comissão eleitoral

Como ocorre antes de cada processo eleitoral, foi escolhida na assembleia a composição da Comissão Eleitoral para o próximo pleito. Eblin Joseph Farage foi escolhida para presidir a comissão que terá como componentes, Tania Elisabete Gonçalves e Sara Tavares Ferreira. Os suplementes são Elizete Alvarenga Pereira e Walter Pereira de Almeida.

Composição da Comissão Eleitoral para o próximo pleito: Eblin Joseph Farage, Tania Elisabete Gonçalves, Sara Tavares Ferreira, Elizete Alvarenga Pereira e Walter Pereira de Almeida.