No início do mês, um grupo de trabalhadores do SUAS da Baixada Fluminense tomou as iniciativa de convidar o CRESS para uma reunião que discutiu as condições de trabalho ao qual estavam sendo submetidas. A relação autoritária entre gestores e o conjunto de profissionais foi a principal reclamação. Uma das iniciativas que surgiu durante a conversa é a criação da associação de trabalhadores da política de assistência social da Baixada, ainda no primeiro semestre de 2015.
    “O CRESS já vem compondo o Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS, e acompanhando  outras atividades. O que observamos é que, se o conjunto das categorias profissionais da política de assistência não unificarem suas lutas, a tendência é que se perpetue como uma política precarizada, com trabalhadores precarizados, e à mercê de vontades governamentais. A população é a maior prejudicada. Por isso, o CRESS saúda e está apoiando integralmente esse movimento que os trabalhadores da Baixada estão organizando”, manifestou apoio Charles Toniolo, conselheiro do CRESS e coordenador do núcleo Organização e Luta.
    Ao final da reunião foi criado um movimento pró-associação dos trabalhadores do SUAS da Baixada Fluminense. O objetivo do grupo é organizar os trabalhadores do SUAS para lutar por melhores condições efetivas da política de assistência. Para isso, elas visitarão todos os municípios da Baixada, unindo profissionais em prol da inversão do quadro atual. Na agenda, a realização de um Congresso dos Trabalhadores do SUAS em 2015.
    Um site também foi criado como ferramenta de auxilio à causa da classe trabalhadora, e as atividades e propostas estarão lá divulgadas, além das formas de contato com o movimento criado.
cartaz baixada