O reitor da UNIRIO convocou para a próxima segunda-feira, dia 16/12,  reunião do Conselho Universitário para deliberar sobre a aprovação da EBSERH.

Em resposta haverá um grande ato no mesmo dia, às 9h, no auditório geral do Hospital Grafrée Guinle,  na Av. Mariz e Barros, 775 – Tijuca.

O objetivo é impedir a privatização do Hospital.

Veja aqui a nota oficial do CRESS – 4ª Região/PE sobre a EBSERH

Quem acompanha o debate sobre a saúde pública no Brasil já ouviu falar sobre Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), empresa pública de direito privado criada pela Lei nº 12.550/2011 para administração dos hospitais universitários. De acordo com o texto da Lei, a Empresa tem como finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública.

Entretanto, movimentos em defesa da saúde pública, universal, de qualidade e gratuita, como a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, da qual o CFESS faz parte, têm criticado a implantação da EBSERH, afirmando que a Empresa representa uma séria ameaça para o Sistema Único de Saúde (SUS), já que propõe um modelo privatista de gestão hospitalar.