Desde 3 de fevereiro, os servidores públicos federais da Saúde, no Rio de Janeiro, estão paralisando suas atividades. Em greve por tempo indeterminado, os servidores reivindicam, entre seus pontos principais, a jornada de 30 horas.

A direção do CRESS-RJ vem se solidarizar com as lutas dos servidores públicos federais da saúde, em greve desde o dia 3 de fevereiro.

O principal item da pauta de reivindicações do movimento é a redução da jornada de trabalho para 30 horas. Sabemos que para assistentes sociais a Lei 12.317/2010 previu este direito (ainda que continuemos em luta para que vários empregadores e instituições o reconheçam na prática). Neste processo demonstramos aspectos específicos que atingem nossa categoria.

Sempre ressaltamos, contudo, que a demanda por redução de jornada de trabalho não é legítima apenas para assistentes sociais. Trabalhar menos significa ter maior qualidade de vida, ter mais tempo para se dedicar a outras atividades (culturais, recreativas, esportivas, familiares etc.), reduzir processos de adoecimento no trabalho, gerar possibilidade de novos empregos, dentre outros impactos benéficos para a vida de trabalhadores e trabalhadoras.

Reafirmamos, portanto, nossa defesa da jornada de 30 horas de trabalho sem redução de salários para todo o país.

Diretoria do Conselho Regional de Serviço Social

7ª Região