Estigmas e preconceitos silenciam grávidas e mães presas, diz pesquisadora

Jovem, sem ensino fundamental completo, negra, ré primária, respondendo por tráfico de drogas e cumprindo prisão provisória. Esse foi o perfil das presas grávidas e mães de filhos pequenos entrevistadas por pesquisadores da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em duas unidades prisionais da região metropolitana do Rio. Foram ouvidas 41 presas entre junho e agosto. O resultado foi divulgado hoje (24).

Coordenadora da pesquisa e ex-presidenta do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, Maíra Fernandes destaca que essas mulheres sofrem uma série de estigmas: “Elas são completamente silenciadas. Sofrem estigma e preconceito em todas as suas representações. São, em sua maioria, pobres, em sua maioria, negras ou pardas e, em sua maioria, de baixa escolaridade”, afirma. “Ela incorpora todos os preconceitos, de todas as formas, o que a torna ainda mais invisível”, acrescenta.

Para ler mais, acesse o link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2015-11/estigmas-e-preconceitos-silenciam-gravidas-e-maes-presas-diz