Curso livre: Estado, Democracia e Poder Popular

Ementa: Partindo de uma perspectiva marxista, pretende debater a complexa contradição do Estado na luta de classes, a um só tempo instrumento de dominação e elemento tático incontornável da luta dos dominados. Paralelamente, a experiência cubana servirá como importante contribuição no que respeita à construção do poder popular, em face da perspectiva marxiana/engelsiana de fim do Estado como expressão da superação da sociedade do capital.

Texto sugerido para leitura prévia disponível em:
https://www.nodo50.org/cubasigloXXI/politica/gbrigos_dirig_socialismo.pdf

Docente: Prof. Dr. Jesus Pastor García Brigos – nascido em Cuba (1951), é professor titular do Instituto de Filosofia de Havana. Formado em Física, há muitos anos vem dedicando seus esforços intelectuais a temas relacionados ao materialismo histórico, à teoria do Estado e da revolução em Marx, Engels e Lênin e aos pesados desafios enfrentados pela sociedade cubana. Além de participar de diferentes projetos de pesquisa, coordena a Conferência Internacional Karl Marx y los desafios del siglo XXI, que ocorre anualmente. Há mais de duas décadas vem sendo seguidamente reeleito delegado do poder popular cubano.

Datas: 21/3, das 10h às 18h; 23, 24, 25 e 26/3, das 18h às 21h30
Local: Auditório da Escola de Serviço Social (ESS)/UFRJ – Campus Praia Vermelha

*O curso é aberto ao público em geral, no limite apenas da capacidade de acomodação do espaço onde será realizado. Não haverá fornecimento de certificados. Não é necessário realizar inscrição.

Realização: EPSJV/Fiocruz e Escola de Serviço Social (ESS)/UFRJ