abolicao

 

Originalmente idealizada em cátedra da Universidad de Buenos Aires, trata-se da primeira iniciativa na região no sentido de um evento sincronizado entre países da América Latina, especialmente Brasil e Argentina, promovendo seminários, conferências e atividades simultâneas em cada localidade.

Referencias brasileiras acataram a ideia e reúnem esforços no sentido de exteriorizá-la, promovendo o primeiro (de muitos) evento sincronizados, consequentemente “fazendo história”.

Encontros tendentes a problematizar e questionar certos referenciais , como o papel e as limitações do Direito Penal, a partir de múltiplas perspectivas (criminológicas, sociológicas, filosóficas, políticas, econômicas), assim suscitando reflexões e promovendo o edificar da crítica libertária.

O evento conta com mesas e palestrantes versáteis de inúmeras áreas, abordando temas como Justiça Restaurativa (uma construção necessária), a atuação dos atores jurídicos no dia-a-dia considerando os pressupostos criminológicos introduzidos, a mudança de enfoque da Criminologia, que passa da criminalidade enquanto realidade ontológica aos processos de criminalização , dentre inúmeras temáticas de imperiosa importância.

Em seu corpo de palestrantes, estariam precisamente os referenciais criminológicos das novas gerações no Espírito Santo, que, com isso, receberá enorme visibilidade (como já está recebendo com o evento), e não só no país.

Enquanto oportunidade de participar de uma programação histórica, trata-se de uma singularidade de primeira classe, que fatalmente repercutirá (não só) no território nacional, alavancando significativamente nossa influência acadêmica (e em geral) na produção de conhecimentos, além de amadurecimento intelectual (inclusive o dos envolvidos, que sem dúvidas crescerão ainda mais com esse contato).

Nos próximos anos, enquanto essas atividades e encontros sincronizados são reproduzidos, saberemos que fomos os precursores, os improváveis pioneiros.

Oportunidade definitivamente única para o Espírito Santo – bem como para todos nós.

UFES – 07 E 08 DE ABRIL (Terça e Quarta) – 18-22h.

Evento no Facebook