O processo eleitoral para as gestões 2014/2017 do CFESS e dos CRESS, incluindo as seccionais, está se iniciando. O período de inscrição de chapas vai de 9 de dezembro de 2013 a 21 de janeiro de 2014.

Para se inscrever, as chapas devem apresentar à Comissão Eleitoral Regional (CER) os formulários e documentos disponíveis na sede do CRESS. De acordo com o regimento eleitoral, as chapas devem ter 18 componentes, distribuídos da seguinte forma:

– Seis membros efetivos: presidente, vice-presidente, 1a e 2a secretárias, 1a e 2 a tesoureiras

– Três membros do conselho fiscal: presidente, 1ª vogal e 2ª vogal

– Nove suplentes

No caso das seccionais de Campos dos Goytacazes e de Volta Redonda, as chapas devem possuir 6 componentes:

– Três membros efetivos: coordenadora, secretária e tesoureira

– Três suplentes

Podem concorrer:

Assistentes sociais que se encontrem em pleno gozo de seus direitos profissionais; sem condenação por crime doloso nem por ter lesado patrimônio de natureza pública; que não esteja cumprindo penalidade por infração ética; quite, até a data da inscrição da chapa, com suas anuidades perante o CRESS, até 2013.

Assistentes sociais que concorrem à reeleição deverão licenciar-se do atual cargo no Conselho, no momento da inscrição de sua chapa. Diferentes de alguns sindicatos e outras instituições, no Conjunto CFESS/CRESS somente 1/3 dos integrantes de uma gestão podem se candidatar para reeleição e ninguém pode ser conselheiro por mais de duas gestões consecutivas. Isso evita o “carreirismo” e obriga a permanente renovação dos quadros.

Lembrando que segundo previsão do código eleitoral, o auditório do Conselho está disponível para quem quiser se reunir para discutir a sucessão. É preciso solicitar agenda anteriormente com a secretaria, para garantir que haja alguém que possa fechar a entidade após a reunião.

Votação será por correio

O voto é direto, secreto, pessoal e intransferível. O processo de votação será por correio, conforme deliberado por unanimidade na assembleia realizada no dia 4/10, no auditório do CRESS. Os votos devem ser recebidos pelo CRESS até os dias 19, 20 e 21 de março de 2014. As novas direções assumem em maio de 2014, para mandatos de três anos.

Encerrado o processo de inscrição e homologação das chapas, a Comissão Eleitoral Regional (CER) enviará correspondência com as cédulas eleitorais. Cada assistente social em condição de voto receberá o material em sua residência. É fundamental atualizar seu endereço junto ao Conselho, caso não o tenha feito.

É importante que cada assistente social remeta o voto pelo correio o mais rápido possível, para viabilizar o calendário eleitoral.

Podem votar:

Assistentes sociais em pleno gozo de seus direitos profissionais, inclusive com as obrigações pecuniárias junto ao Conselho até 2013 até 30 dias antes da votação. Cada assistente social deve votar na jurisdição de sua inscrição principal.

Comissões eleitorais

A Comissão Nacional Eleitoral, responsável pelo processo nacional, foi escolhida no Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS deste ano, em Recife. A Comissão Eleitoral do Rio de Janeiro foi escolhida na assembleia ordinária do CRESS-RJ, realizada no dia 4 de outubro, na sede do Conselho.

comissaoeleitoral

Comissão Regional Eleitoral:

Presidente: Eblin Joseph Farage

Componentes: Tania Elisabete Gonçalves e Sara Tavares Ferreira

Suplentes: Elizete Alvarenga Pereira e Walter Pereira de Almeida.

Resolução CFESS nº 659 de 01 de outubro de 2013