A Fundação para a infância e adolescência (Fia) e o Comitê de proteção integral à criança e ao adolescente para o legado dos megaeventos organizam o IV Seminário Tecendo a Rede de Proteção. O evento acontece dia 27 de maio de 9h às 17h no auditório Antônio Carlos Amorim da EMERJ (Prédio do Tribunal de Justiça, Av. Erasmo Braga, 115 – 4º andar, Centro – Rio de Janeiro).

Tema Central:
“Copa do Mundo 2014 – Aliança pela Proteção e Legado da Infância e adolescência”
Inscrição:
  • Para as instituições convidadas com vagas reservadas as inscrições serão realizadas de 15 a 21 de maio;
  • Inscrição aberta para o público em geral: a partir de 23 de maio (até fim das vagas);
  • Através de e-mail do evento:  seminario.fia@gmail.com
  • Informar para inscrição: nome, instituição, função, tels, fax e e-mail.

 

Proposta:
A quarta edição do Seminário Tecendo a Rede de Proteção integra as atividades do Mês de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes de 2014, que marca o dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual.
O tema escolhido se insere no processo de construção da Agenda Rio Criança 2016, proposta pelo Comitê de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente para o Legado dos Megaeventos, um esforço articulado entre as três esferas de governo e da sociedade civil organizada, que busca pautar tema dos direitos infanto-juvenis na agenda política das Copas, Olimpíadas e Paraolimpíadas.
Nessa perspectiva, o seminário objetiva contribuir para a articulação da rede de proteção social e para a reflexão sobre o impacto dos megaeventos esportivos na proteção à infância e adolescência, a partir da discussão temática do enfrentamento da violência sexual.
O desafio é o de nos valermos da atual evidência do Rio de Janeiro no cenário mundial para alavancarmos políticas de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente como legado que os megaeventos esportivos pode deixar para a sociedade carioca.
Objetivo
Contribuir para a articulação e fortalecimento da rede de proteção social à infância e adolescência, pautando o tema dos direitos da criança e do adolescente no planejamento e execução das ações para a Copa do Mundo 2014 dos diversos setores e segmentos.