Com 22 produções nacionais, a mostra “O Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro” começa na terça (4) na Caixa Cultural do Rio e abre com o longa “O Beijo no Asfalto” (1980) e exibe também o recente “Flores Raras” (2013), ambos do cineasta Bruno Barreto.

O principal objetivo da seleção de filmes do evento é traçar um panorama histórico sobre como os gays são retratados no cinema brasileiro ao longo dos anos. Desde os anos 80, quando os homossexuais apareciam como personagens secundários, como no filme “Gugu, o Bom de Cama” (1980), passando pelos anos 90, quando começaram a ser retratados de outra forma e daí por diante passaram a ser protagonistas nas telas, como em “Madame Satã” (2002), de Karin Ainöuz.

A mostra exibirá alguns clássicos do cinema nacional como  “Gisele” (1981), de Vitor di Mello, e “Anjos da Noite” (1987), de Wilson Barros. Entre as produções mais recentes, estão o documentário “Meu amigo Cláudia” (2009), de Dácio Pinheiro, que será exibido na noite de abertura.

As mesas de debates estão programadas para os dias 7 e 14 de fevereiro, às 19h, e irão abordar temas como o esteriótipo gay no cinema e a evolução do tema homoafetivo no atual cinema brasileiro.

Veja a programação completa da mostra no site oficial.

Lázaro Ramos no filme “Madame Satã” (2002)

Serviço

Mostra “O Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro”

Quando: de 4 a 16 de fevereiro de 2014. Confira os horários no site oficial da mostra.

Onde: Caixa Cultural Rio – Av. Almirante Barroso, 25 – Centro.

Quanto: R$2 (inteira) e R$1 (meia).

Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes); Cinema 2 – 80 lugares (mais 3 para cadeirantes).

Mais informações e programação completa: www.personagemhomossexual.com.br

Fonte: UOL