Trabalho e políticas públicas

A partir dos anos 1980, os estudos sobre o trabalho no Brasil avançaram de forma bastante instigante. Ocorreu, neste período, uma consolidação de grupos de pesquisas e programas de pós – graduação, que não sucumbiu às “teorias” do fim da centralidade do trabalho. Não que a crise nas formas de organização e de sentido do trabalho não tenha sido profunda, mas, ao mesmo tempo, ela foi estudada em diferentes dimensões.

No entanto, carece ainda de reflexão mais densa que retome as inflexões que as mudanças nos processos e relações de trabalho produziram na órbita do Estado e em relação às racionalidades que, próprias à produção de mercadoria, são progressivamente incorporadas aos processos de gestão das políticas públicas. Para além do processo de privatização e terceirização de vários serviços públicos, encontramo-nos diante de uma avassaladora onda de mudanças técnicas e burocráticas na organização dos serviços sociais, até então prestados pelo Estado como expressão socioinstitucional das lutas sociais pelo reconhecimento e ampliação dos direitos sociais. Tais mudanças alteram a amplitude da noção de direito social ao subordinarem o público a um privado cada vez mais mercantilizado.

Neste sentido, a proposta do número 34 da Revista O Social em Questão é abordar como essa tendência tem determinado formas particulares de organização do trabalho no campo das políticas públicas. Pretende-se examinar as alterações nos processos de prestação e de acesso aos serviços sociais que envolvem, de um lado, centena de milhares de trabalhadores que atuam nas esferas municipal, estadual e federal de planejamento, execução e avaliação das políticas públicas e, de outro lado, a maior parte da população brasileira, que depende de tais serviços, utilizando-os mais como estratégia de sobrevivência do que como expressão de uma cidadania efetiva.

Os artigos devem ser enviados até o dia 30 de junho de 2015 para o e-mail: osq@puc-rio.br. Para maiores informações sobre as normas editoriais.

Organizadores: Inez Stampa (PUC-Rio) Ney Luiz Teixeira de Almeida (UERJ)