Na quinta-feira, dia 16, centenas de pessoas fecharam a Av. Rio Branco, Rio de Janeiro, em ato contra o aumento da passagem.

Na última segunda-feira a tarifa de transporte público teve um aumento de 5,7% e agora manifestantes caminham embaixo de chuva forte em direção a Assembléia Legislativa.

Pautas do ato:

TRANSPORTE PÚBLICO NÃO É MERCADORIA!
– Por um transporte 100% público, gratuito e de qualidade [TARIFA ZERO]
– Contra a dupla função
– Por passe-livre irrestrito para estudantes e desempregados

EIXOS PRINCIPAIS DO MOVIMENTO:

1- Além da revogação do aumento das tarifas, reivindicamos melhorias na qualidade de todo sistema de transportes público, incluindo metrôs, trens, ônibus e barcas, através de sua reestatização e da implementação de plena gratuidade para os usuários. Lutamos contra a dupla função motorista-cobrador e contra a precarização das condições de trabalho no setor.

2- O movimento é contra qualquer projeto por parte do Governo do Estado de caráter privatizante tanto nas áreas de esporte (destacando-se o Complexo do Maracanã) quanto da saúde, educação, segurança, infraestrutura e obviamente do transporte público. Lutamos contra as remoções de famílias, das ocupações e da aldeia do maracanã. O movimento apoia a melhoria dos sistemas públicos através de uma exigência maior de verbas para saúde e educação.

3- Pela liberdade de todos os presos, injustamente, nas manifestações passadas (mantendo esse foco caso haja novas prisões nas manifestações) e anulação de todos os processos contra os manifestantes.

4- Somos contra qualquer arbitrariedade, abuso de poder, repressão ou qualquer forma de violência letal ou não letal aos manifestantes.

5- Lutaremos pela democratização dos meios de comunicação: sem censura (maior transparência) e imparcialidade das principais redes. Fim do monopólio de informação.

Fonte: Mídia Ninja