A Oficina sobre Estado e Fundo Público foi reagendada para o dia 12 de novembro, das 16 às 21 horas no auditório do CRESS. A Oficina será ministrada pela  assistente social Elaine Behring, atual Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ e uma das principais referências no âmbito do Serviço Social na análise, produção teórica e militância em defesa das Políticas públicas.

Inscrições:  www.eventoscressrj.org.br

 O GOPSS (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Orçamento Público e Seguridade Social), que funciona desde 2003 na Faculdade de Serviço Social da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) tem desenvolvido durante 10 anos uma ampla pesquisa sobre o orçamento público brasileiro, fundo público, dívida pública e políticas sociais. Nestes anos, também tem se posicionado publicamente no questionamento aos destinos do fundo público, mostrando a regressão que isto tem significado na materialização da seguridade social e de outras políticas públicas, portanto dos direitos sociais, declarados na constituição de 1988. A partir destas pesquisas e diálogos estabelecidos por meio de seminários, encontros, oficinas, é que tem se produzido material e conhecimento que hoje será socializado com todas aquelas que estejam interessados em entender e questionar a regressão social dos últimos 20 anos, que se ancora no processo de formação sócio histórica brasileira.

 

OBJETIVOS:

 Realizar oficinas  onde serão trabalhados três módulos:

  • Estado e fundo público;
  • Ciclo Orçamentário
  • Exercício Prático: como ler o orçamento.

 E a partir dessas oficinas teórico-práticas fornecer elementos conceituais para a compreensão e explicação do processo de endividamento do Estado, a regressão do orçamento público no que tange à seguridade social, como forma de contribuir na luta e demandas pelos direitos sociais

No entanto, o projeto tem o intuito de contribuir na formação profissional elaborando materiais didáticos que surgirão nas oficinas e o encontro e diálogo com os movimentos sociais e com os profissionais das diferentes instituições.

Com esta atividade extensionista, se pretende fundamentalmente dialogar na esfera pública com aqueles movimentos e instituições que estão em luta pela ampliação dos direitos sociais, e contra o processo regressivo que se tem vivido na última década. Por isto, o conhecimento sobre fundo público, orçamento e crise se torna imprescindível para fundamentar as demandas na área.

Data: 12/11

Local: Auditório do CRESS-RJ

16 até 21h

cz-orc-fndopublico (2)