Em reunião realizada na última quinta-feira (29/8) com assistentes sociais que ocupam cargos de coordenação na SMDS, o vice prefeito do Rio, Adilson Pires, prometeu que o projeto da implementação das 30 horas será assinado imediatamente e enviado para a Câmara. Mesmo assim, o comando de paralisação, que esteve presente na reunião, decidiu continuar com a paralisação do dia 4 de setembro, pelas outras pautas ainda em discussão. No dia, haverá ato e assembleia em frente à Prefeitura a partir das 8h.

A coordenação do Fórum Nacional dos Trabalhadores da SUAS (FNTSUAS) divulgou moção pública de apoio à paralisação de assistentes sociais do município do Rio de Janeiro. Assinam a moção de apoio CFESS, CFP e COFFITO, entre outras entidades. Para ver o documento integral, clique aqui.
Por meio de uma moção pública a Intersindical da Saúde também se posicionou a favor das mobilizações dos assistentes sociais.


Reivindicações da paralisação:

1 – Efetivação imediata das 30 horas semanais(LEI 12.317/2010);

2 – Equiparação salarial dos Assistentes Sociais conforme artigo 3º da Lei do SIMAS- equiparação ao vencimento da saúde(3.343, de 28 de dezembro de 2001);

3 – Melhoria dos equipamentos garantindo a qualidade de serviço prestado à população:
Reforma imediata das instalações de todos os equipamentos; aquisição de equipamentos de informática e garantia de conectividade para todos os equipamentos.

4 – Melhorias das condições de trabalho para garantir o exercício profissional conforme preconiza o código de ética da categoria
Concurso público para todos os cargos que compõem as equipes da SUAS; implantação da política de formação da SUAS; cumprimento imediato do termo de ajustamento de conduta (TAC) ministério público, assinado em 25 de maio de 2012.