Inscrição principal

Inscrição principal

Para efetivar o registro profissional é necessário comparecer ao CRESS para requerer a inscrição munida de toda a documentação prevista na Resolução CFESS 582/2010, de 1 de julho de 2010.

A inscrição poderá ser requerida por instrumento público, entretanto o procurador constituído não terá poderes para o recebimento da carteira e/ou cédula de identidade profissional.  Ainda para estes casos, o procurador deverá trazer consigo o requerimento assinado pelo assistente social.

A assistente social só pode ter inscrição principal em um único CRESS. No caso de ser oriunda de outro CRESS, no ato da inscrição, o registro anterior deverá estar cancelado ou ser solicitada a transferência.

HORÁRIO PARA SOLICITAR A INSCRIÇÃO PRINCIPAL NO CRESS: http://www.cressrj.org.br/site/registro-profissional/horario-de-atendimento/

 

Documentação

Os seguintes documentos deverão ser apresentados, conforme o artigo 28 da Resolução CFESS 582/2010, de 01 de julho de 2010:

I – DIPLOMA de bacharel em curso de graduação em Serviço Social (original e cópia), oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no país, devidamente registrado no órgão competente;

II – Em substituição ao diploma, será admitida certidão de colação de grau que atenda aos seguintes requisitos: documento original, devidamente assinado pelo reitor/diretor ou seu representante legal e emitida por unidade ensino com o curso de Serviço Social oficialmente reconhecido, no qual conste obrigatoriamente: timbre da unidade de ensino; data de reconhecimento do curso de Serviço Social; data da colação de grau, e nome da bacharel em Serviço Social (certidão com data de emissão inferior a 6 (seis) meses da solicitação no CRESS);

IMPORTANTE: a certidão de colação de grau deverá ser substituída pelo diploma no prazo de 1 ano, podendo ser prorrogado por mais 1 ano mediante documento comprobatório que informe que o diploma se encontra, ainda, em fase de expedição;

III – Declaração de estágio curricular, mediante apresentação de declaração firmada em papel timbrado da unidade de ensino assinada pela supervisora de campo conjuntamente com a coordenadora do curso e/ou coordenadora de estágio e/ou supervisora acadêmica, constando a instituição onde foi realizado o estágio e a carga horária total do estágio, conforme parecer jurídico normativo do CFESS 36.2011

IMPORTANTE¹: a exigência da declaração de estágio é obrigatória para os profissionais formados a partir de dezembro de 2011.

IMPORTANTE²: Nos casos em que o supervisor de campo não puder assinar a declaração de estágio, a unidade de ensino poderá fazer um documento anexo à declaração com o nome da supervisora de campo e o número do CRESS e a justificativa. Desse modo, a declaração de estágio deverá conter outras 2 assinaturas (coordenadora do curso e/ou coordenadora de estágio e/ou supervisora acadêmica) – Consultar parecer jurídico normativo do CFESS 36.2011;

 

Consulte aqui o Modelo da Declaração de Estágio: 

http://www.cressrj.org.br/site/wp-content/uploads/2013/08/Declaração-de-Estágio-Modelo.jpeg

IV – RG (original e cópia) – Caso o profissional não possua RG, poderá trazer um documento de identidade com foto, junto da certidão de nascimento ou casamento/divórcio;

V – Título de eleitor (original e cópia);

VI – Cadastro de Pessoa Física – CIC (ou CPF – original e cópia);

VII – Duas fotos 3X4 recentes e coloridas (Modelo de foto para documento – fundo branco) – Consulte aqui o modelo da fotografia;

VIII – Certidão de casamento ou averbação do divórcio, quando for o caso (original e cópia);

IX – Comprovante de residência constando CEP – original e cópia;

X – Comprovante de quitação de Serviço Militar Obrigatório para o requerente do sexo masculino (Certificado de reservista – original e cópia);

XI – Declaração expedida por órgão militar para os casos específicos;

XII – Comprovante do tipo sanguíneo (original e cópia) – OPCIONAL;

XIII – Dados do local de trabalho (endereço completo e telefone) – OPCIONAL

 

 

Importante

 

  • Diploma: O certificado de conclusão de curso deverá ser substituído pelo diploma, no prazo de um ano, com possibilidade de prorrogação por um ano, mediante pedido. Caso o diploma não seja entregue dentro dos prazos autorizados pelo CRESS, implicará no cancelamento ex-ofício da inscrição, sendo que os eventuais débitos do interessado incidirão até a data do referido cancelamento, devendo ser cobrados pelas vias administrativas ou judiciais competentes.

 

  • Nome social: conforme previsto na Resolução CFESS 615/2012, está garantida a utilização do nome social de travestis e transexuais no documento de identidade profissional.

 

  • Início do exercício profissional: Conforme legislação em vigor, a inscrição carece de homologação do Conselho Pleno do CRESS-RJ. No ato da inscrição, o requerente receberá um protocolo de atendimento para, posteriormente, retirar a carteira, que ficará pronta em um prazo de 30 a 40 dias após a homologação do requerimento, quando poderá iniciar o seu exercício profissional.

Portanto, não deixe para fazer a solicitação do registro profissional faltando poucos dias para assumir um cargo público ou privado.

 

Os casos excepcionais deverão ser encaminhados para a Comissão de Inscrição para análise.

Acesse os formulários para solicitar a inscrição principal: Termo de responsabilidadeRequerimento do Documento de Identidade Profissional

 

Valores de inscrição 2017

Os boletos serão gerados no ato da solicitação de inscrição (no próprio CRESS) e com vencimento para o dia.

TAXA DE INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA: R$ 86,73

 

 

ANUIDADE PROPORCIONAL PARA INSCRIÇÃO (De acordo com o mês da solicitação)

 

MÊS COTA ÚNICA (Com desconto) / VALOR PARCELADO (Sem desconto)
   
Janeiro R$ 369,00 ou 3 x de R$ 164,00
Fevereiro R$ 360,80 ou 3 x de R$ 150,33
Março R$ 348,50 ou 3 x de R$ 136,66
Abril R$ 332,10 ou 3 x de R$ 123,00
Maio R$ 304,05 ou 3 x de R$ 112,61
Junho R$ 268,63 ou 3 x de R$ 99,49
Julho R$ 232,47
Agosto R$ 195,57
Setembro R$ 157,93
Outubro R$ 119,56
Novembro R$ 80,44
Dezembro R$ 40,59

ATENÇÃO: As anuidades do ano seguinte serão geradas em janeiro e os boletos serão encaminhados para a residência do profissional.

 

ANUIDADE PROPORCIONAL PARA REINSCRIÇÃO (De acordo com o mês da solicitação)

 

MÊS COTA ÚNICA / VALOR PARCELADO
   
Janeiro R$ 492,00 ou 3 x de R$ 164,00
Fevereiro R$ 451,00 ou 3 x de R$ 150,33
Março R$ 410,00 ou 3 x de R$ 136,66
Abril R$ 369,00 ou 3 x de R$ 123,00
Maio R$ 337,84 ou 3 x de R$ 112,61
Junho R$ 298,48 ou 3 x de R$ 99,49
Julho R$ 258,30
Agosto R$ 217,30
Setembro R$ 175,48
Outubro R$ 132,84
Novembro R$ 89,38
Dezembro R$ 45,10

ATENÇÃO: As anuidades do ano seguinte serão geradas em janeiro e os boletos serão encaminhados para a residência do profissional.

 

 

Contatos para Registro (Sede)

registroeanuidade@cressrj.org.brregistroeanuidade2@cressrj.org.br, registroeanuidade3@cressrj.org.br ou pelos telefones (21) 3147-8773 / 8774 / 8775

Contatos para Anuidade (Sede)

registroeanuidade2@cressrj.org.br e registroeanuidade1@cressrj.org.br ou pelos telefones (21) 3147-8771 / 8772

Contatos para Atendimento na Seccional de Campos dos Goytacazes

cresscampos@gmail.com ou pelo telefone (22) 2723-9464

Contatos para Atendimento na Seccional de Volta Redonda

cressvr@gmail.com ou pelo telefone (24) 3342-6886

 

PRINCIPAIS DÚVIDAS

 

1 – Quais informações devem constar no Carimbo do Assistente Social?

Nome do profissional
Assistente Social
CRESS nº XXXX – 7ª Região/RJ

2- Como faço para regularizar minha situação junto ao Conselho?

 

Presencialmente na sede do CRESS, observando o horário de atendimento, através dos e-mails registroeanuidade1@cressrj.org.br e registroeanuidade2@cressrj.org.br ou pelos telefones: 3147-8771 e 3147-8772.

 

3- Qual o valor da 2ª via do Documento de Identidade Profissional, para os PROFISSIONAIS JÁ INSCRITOS?

 

Para o ano de 2017, o valor é R$ 65,02 e pode ser solicitado através do site www.vivasuaidentidade.com.br .