O CRESS/RJ participou, na última sexta-feira (02/09/2016) da audiência pública sobre as condições de trabalho das assistentes sociais do município do Rio de Janeiro e a necessidade de equiparação salarial entre os profissionais de nível superior da prefeitura no município.

A audiência foi organizada pela Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores do município do Rio de Janeiro em articulação com assistentes sociais da prefeitura e contou com a participação de aproximadamente 100 profissionais.

A mesa foi composta pelo presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores do município do Rio de Janeiro, o vereador Jefferson Moura e como convidados a vice-presidente do CRESS Denise Nicacio, o professor da FIOCRUZ Luiz Carlos Fadel, a professora da UFRJ Miriam Krenzinger e a assistente social aposentada da prefeitura do município do Rio de Janeiro Leila Mayworm Costa. Foram abordados pelos componentes da mesa e pelos participantes temas como a relação do projeto ético político de assistentes sociais e as condições éticas e técnicas do exercício profissional; as condições de trabalho e sua relação com o local de trabalho e de atendimento, salário, relações com gestores, capacitação e qualificação profissional, déficit de profissionais, campos de estágio; saúde do trabalhador; necessidade de concurso público para assistentes sociais; assédio no trabalho; transferências arbitrárias; políticas públicas; luta conjunta da classe trabalhadora; espaços de debate e denúncias; cenário político de ataque a democracia; eleições municipais e compromisso com as condições de trabalho dos trabalhadores, entre outros temas de igual importância.

Durante o debate as assistentes sociais presentes relataram diferentes questões vivenciadas no cotidiano de trabalho na PCRJ, fazendo importantes propostas de encaminhamento das questões apresentadas. Na audiência também foram anunciados alguns desdobramentos:

– Entrega de uma carta denúncia, com a assinatura dos presentes, à Comissão de Direitos Humanos da Câmara, para apuração e tomada das devidas providências junto ao Poder Executivo, referente ao extravio do processo 05/003.218/2008 que trata da atualização do piso vencimental das assistentes sociais da PCRJ, e o não cumprimento da lei 3.343 de 28/12/2001.

 

– Solicitação de posicionamento formal da Prefeitura do RJ, a ser feita pela referida Comissão, sobre a equiparação salarial entre os funcionários de ensino superior.

 

– Um abaixo assinado que seguirá com uma carta compromisso para os candidatos à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, que cumpram a lei 3.343/2001 e outras providências relacionadas a categoria funcional Assistente Social. É importante que esse abaixo assinado conte com o maior número de assinaturas possível para fortalecer a pauta e respaldar o pleito junto ao futuro prefeito e seus vereadores coligados. O abaixo assinado é aberto não apenas as assistentes sociais da Prefeitura do Rio, mas também a todos que apoiam essa causa.

 

Link: http://www.peticaopublica.com.br/.pview.aspx?pi=BR94031

ABAIXO ASSINADO – Carta Compromisso em prol das condições de trabalho e a valorização do Assistente Social como estratégia ao desenvolvimento da gestão municipal.

A audiência na íntegra, está disponível no youtube sob o título “Condição de trabalho dos assistentes sociais da Prefeitura – audiência pública”                                                                                    ( https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=nvd5YWB8Eiy).

 

DSC_0952 DSC_0961