A política e a situação de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro

 

O debate será realizado  entre 15 e 20 h, na Rua São José, 35 – 13º andar – Edifício Garagem Menezes Cortes. Palestrantes confirmados: Jefferson Lee (Professor da Faculdade de Serviço Social da UERJ) ,Lúcia Xavier (Coordenadora da ONG CRIOLA, organização de mulheres negras, com sede no Rio de Janeiro) e Maria Helena Zamora (Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da PUC RJ e membro do Comitê Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura. Inscrições no local.

  

COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS,
A luta de classes está em evidência! Temos visto e vivenciado, com indignação e perplexidade, como os governos, estadual e municipal, por meio da Operação e Plano Verão, criminalizam a classe trabalhadora e, em particular, as crianças e os jovens pobres e negros oriundos de favelas e das regiões periféricas. A nomeação de um político pouco afinado com os princípios e valores democráticos, para a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, é outro ponto que se soma a esse tenebroso cenário.

Além disso, percebe-se outras inúmeras violações de direitos humanos, como o cerceamento da liberdade, os preconceitos e discriminações de classe, raça/etnia, gênero e orientação sexual, as práticas de justiçamento e autoproteção, os abusos e torturas, sejam elas em instituições ou realizadas por diversos agentes do Estado. E, por fim, a eliminação física de um contingente significativo da população oprimida.

Diante da grande ofensiva midiática e da ação de setores empresariais, que configuram a elite da nossa sociedade, resolvemos reagir, em curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, depois de algumas ações e reuniões realizadas, foram tirados alguns encaminhamentos para que a militância da área da infância e juventude, em suas práticas e posicionamentos políticos, consiga construir com coesão e coerência a unidade dentro da diversidade.

DESSA FORMA, CONVIDAMOS VOCÊ PARA PARTICIPAR DESSA ANÁLISE DE CONJUNTURA, SE SOMAR À LUTA E ILUMINAR A CONDUÇÃO POLÍTICA QUE TEREMOS PELA FRENTE NESSE ANO OLÍMPICO.