25 de outubro
 
 Local: Auditório do Centro Integrado de Atenção à Pessoal com Deficiência – CIAD
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1.997 (Prédio em frente à Central do Brasil)
Horário: das 09h às 17h (inscrições a partir das 08h)
 
Programação:
9h – Mesa de Abertura

 

  • Maurílio Matos. Assistente Social. Presidente do Conselho Federal de Serviço Social. Professor da Faculdade de Serviço Social da UERJ.
  • Rodrigo Lima. Assistente Social. Presidente do Conselho Regional de Serviço Social. Professor da Escola de Serviço Social da UFF.
  • Representante do CIAD

Coordenadora da Mesa: Carolina Cruz

 

9:30h às 11:30h – O Estatuto da Pessoa com Deficiência e as Alterações no Benefício de Prestação Continuada (BPC)

 

  • Carmen Fogaça. Conselheira do Conselho Nacional de Pessoa com Deficiência (CONAD); Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (ONEDEF)

Tempo de apresentação de 25 a 30 minutos

Ementa: (a)O que é considerado deficiência, de acordo com a Lei (art. 2º). (b) Quais são as finalidades da Lei (art. 3º). (c) Aspectos gerais que demonstram o avanço da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Consequências do Decreto 8.805/2016 e (d) o significado do governo Temer para as pessoas com deficiência.

 

  • Vera Sodré. Assistente Social do INSS e membro da Direção do CRESS 7ª Região

Tempo de apresentação de 25 a 30 minutos

Ementa: (a) Recentes alterações no acesso ao BPC;   (b) Lei Complementar LC 142 :Aposentadoria por Idade e Tempo de Contribuição para segurados contribuintes, com deficiência;   (c) Instrumentos utilizados pelo Serviço Social e Perícia Médica do INSS para avaliação do BPC e da LC 142;   (d) A análise biomédica exclusiva indevida na conclusão do quesito impedimento de longo prazo;   (e) Crianças com Microcefalia e a ação articulada com a rede de assistência, saúde e previdência, de acordo com a Portaria nº 58 de 03/06/2016.

 

  • Tatiana Fonseca. Assistente Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e do Instituto de Traumato-Ortopedia (INTO). Membro da Comissão de Assistência do CRESS 7ª Região.

Tempo de apresentação de 15 a 20 minutos

Ementa: Breves comentários das duas apresentações. E indicações sobre os principais desafios para assistentes sociais e demais profissionais que lidam com a garantia de direitos de pessoas com deficiência nas políticas de saúde e de assistência social.

 

10:30h às 11:30h – DEBATE

Coordenação da Mesa: Luciana Teixeira e Nelson Félix

 

11:30h às 12:40h: Educação e Acessibilidade na Cidade do Rio de Janeiro

 

Representante do Instituto Helena Antipoff

Tempo de apresentação: de 15 a 20 minutos

EMENTA: (a) Desafios para acesso e permanência na Educação Especial – quantas escolas na cidade e quantos matriculados. (b) Crianças com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidade/superdotação: como lidar com essas distintas situações? (c) recursos ofertados para a Educação Especial (d) atuação dos agentes de educação especial e interlocução com professores e família.

 

  • Francine Dias – Assistente Social. Especialista em Acessibilidade Cultural e em Políticas Públicas e Cultura de Direitos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tempo de apresentação: de 15 a 20 minutos

 

EMENTA: (a) Reflexões sobre a acessibilidade urbana e cultural no Rio de Janeiro. (b) Acessibilidade urbana e cultural e a articulação com aspectos normativos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. (c) Medidas simples (de gestores de políticas públicas e de cidadãos) que podem contribuir para a garantia de direitos de pessoas com deficiência na cidade do Rio de Janeiro.

 

12:10h – 12:40 – DEBATE

Coordenação da Mesa: Silvia Dabdab e Silvia Ribeiro

 

Almoço: 12:40h às 14h

 

Teremos uma lista com sugestões

14h às 17h: Dificuldades das pessoas com deficiência nas políticas públicas e a situação de crianças e adolescente cronicamente adoecidos e com microcefalia.

 

Primeiro momento – Sensibilização

  • Mariana Setúbal – Assistente Social. Tecnologista em Saúde Pública. Coordenadora do Fórum de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes Cronicamente Adoecidos e Suas Famílias da FIOCRUZ.

Tempo de apresentação: 20 minutos

Ementa: Aspectos do atendimento a crianças e adolescentes em unidades de saúde de alta complexidade. Desospitalização e o direito à convivência familiar e comunitária.

 

  • Gabriele Gomes – Representante de Usuários do Instituto Fernandes Figueira.

Tempo de apresentação: de 10 a 20 minutos

Ementa: A importância do cuidado familiar e as dificuldades para favorecer a desospitalização.

 

  • Neide Aparecida Souza. Assistente Social. Membro do Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência – CEPDE

Tempo de apresentação: de 10 a 20 minutos

Ementa: Dificuldades das pessoas com deficiência nas políticas públicas e a importância da articulação das instâncias de controle social e garantia de direitos.

 

Segundo momento – Comentários – O que o Poder Público e os espaços de Controle Social Democrático podem fazer para garantir direitos?

 

  • Representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes

Tempo de apresentação: de 5 a 10 minutos

  • Representante do Conselho Estadual de Assistência Social

Tempo de apresentação: de 5 a 10 minutos

  • Representante do Conselho Estadual de Saúde

Tempo de apresentação: de 5 a 10 minutos

  • Representante da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado Rio de Janeiro

Tempo de apresentação: de 5 a 10 minutos

Coordenação da Mesa: Rita Cavalcante e Rodrigo Lima

 

Encerramento com as comissões do CRESS: Rodrigo Lima (assistência), Silvia Dabdab (Educação), Vera Sodré (Previdência) Carolina Cruz (Saúde) Nelson Félix (Direito à Cidade).

14641920_633808423446348_2369096504325335389_n