CRESS atento aos editais de concurso – Engenheiro Paulo de Frontin

Uma das ações rotineira da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRESS/RJ e suas seccionais e o acompanhamento de Concursos Públicos e a análise de Editais naquilo que trata especificamente de previsão para o Cargo de Assistente Social. Atribuições do cargo, bibliografia, requisitos para o cargo, são itens que tratam especificamente acerca do nosso exercício profissional e devem estar, obrigatoriamente, em consonância com as normativas vigentes do Serviço Social e com o arcabouço teórico, metodológico, técnico e ético-político inerentes à nossa formação profissional.
A Seccional Sul Fluminense, através da sua Comissão de Orientação e Fiscalização, tomou conhecimento do Edital de Concurso Público de Engenheiro Paulo de Frontin e se deparou com o conteúdo equivocado para a definição das atribuições do cargo de assistente social. Trata-se de conteúdo mais do que desatualizado , incompatível com a contemporaneidade do Serviço Social em suas dimensões éticas, técnicas, teórica e metodológica, além, claro de colidir frontalmente com as normativas básicas do nosso exercício profissional, como a Lei de Regulamentação e o Código de Ética Profissional.
A Seccional irá solicitar formalmente aos responsáveis pelo concurso a devida retificação dos termos que definem as Atribuições do Cargo de Assistente Social no sentido da necessária adequação.