São comissões criadas para proporcionar à categoria o aprofundamento de temas relacionados às políticas públicas e de questões referentes ao exercício profissional nos diversos campos sócio-ocupacionais nos quais assistentes sociais se inserem. São constituídas por assistentes sociais da diretoria e da base, estudantes de Serviço Social, militantes, intelectuais e demais pessoas interessadas, que podem promover debates, estudos, propor pareceres, pesquisas, dentre outras ações.

Saiba mais e participe

Assistência Social

Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre a política de assistência social, sua organização, as instituições que a compõem (governamentais e não-governamentais), orçamento e formas de controle social. Discute também a participação do CRESS em diferentes espaços coletivos da sociedade civil, de defesa da assistência social como política pública.

O objetivo é situar os espaços sócio-ocupacionais da política de assistência social, focando nos desafios postos às diversas dimensões do exercício profissional de assistentes sociais.

Composição por Conselheiras e Membras de Seccionais

SEDE: Alessandra Celita e Mossicleia Mendes (Coordenação)

SECCIONAIS: Léia Figueiredo (SNF) e Joseane de Almeida e Íris Silva (SSF)

Contato: assistenciasocial@cressrj.org.br

Saiba mais e participe

Comunicação e Cultura

Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre comunicação e cultura. Conta ainda com a presença da gerência administrativa, assessoria de comunicação, da assessoria de imprensa e da assessoria política do CRESS.

Nela são discutidas as ações de comunicação do Conselho com a categoria e com a sociedade. Os conteúdos dos diversos instrumentos de comunicação do CRESS, materiais gráficos, divulgação de eventos e instrumentos de comunicação internos são discutidos nessa comissão.

Nesta comissão também é debatida a importância das diferentes formas de comunicação como parte do exercício profissional de assistentes sociais, potencializando a comunicação como um direito humano.

Composição por Conselheiras e Membras de Seccionais

SEDE: Renata Freitas e Francineide Sales (Coordenação) Camila Jasmin, Jussara Assis e Marcia Nogueira

SECCIONAIS: Ully Azevedo, Giselle Leal e Léia Figueiredo (SNF),  Joseane Almeida e Juliana Menas (SSF)

Contato: comunicacao@cressrj.org.br

Saiba mais e participe

Direito à Cidade

Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre política urbana, direito à cidade e à terra, territorialidade, meio ambiente, política habitacional e direito à moradia digna e saudável, situações de emergências e desastres socioambientais. Discute também a participação do CRESS em diferentes espaços coletivos da sociedade civil de defesa do direito à cidade e à terra.

O objetivo é situar os espaços sócio-ocupacionais em que assistentes sociais atuam no âmbito dessas temáticas, focando nos desafios postos às diversas dimensões do exercício profissional.

Composição por Conselheiras e Membras de Seccionais

SEDE: Henrique Mendes e Sara Oliveira (Coordenação)

SECCIONAIS: GiselleLeal (SNF)

Contato: direitoacidade@cressrj.org.br

Saiba mais e participe

Direitos Humanos

Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados no tema das violações e da defesa dos direitos humanos – entendidos em sua indissociabilidade (direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais). Reúne ainda representantes do CRESS nas instâncias estaduais de controle social. Por isso, integrantes de outras comissões temáticas também compõem esta comissão.

Sua função é qualificar as ações do CRESS nas diversas lutas em defesa dos direitos humanos em curso no âmbito da sociedade civil, bem como estreitar relações com diversas entidades de defesa de direitos.

O principal objetivo da comissão é ser um espaço onde a categoria possa manifestar ao CRESS as diferentes violações de direitos humanos identificados no cotidiano do exercício profissional, informando ao Conselho qual foi a providência tomada pelo profissional. Cumpre, assim, a prerrogativa de zelar pelo Código de Ética Profissional, que prevê que assistentes sociais não podem ser coniventes com violações de direitos humanos.

Composição por Conselheiras e Membras de Seccionais

SEDE: Silvana Marinho e Henrique Mendes (Coordenação)

Contato: direitoshumanos@cressrj.org.br

Saiba mais e participe

Educação

Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre a política de educação, sua organização, as instituições que a compõem (públicas, privadas e filantrópicas), orçamento e formas de controle social. Discute também a participação do CRESS em diferentes espaços coletivos, da sociedade civil, de defesa da educação como política pública, gratuita e de qualidade.

O objetivo é situar os espaços sócio-ocupacionais da política de educação, em todos os seus níveis (infantil, fundamental, básica, superior), focando nos desafios postos às diversas dimensões do exercício profissional de assistentes sociais, reconhecendo a categoria como profissionais de educação.

Composição por Conselheiras e Membras de Seccionais

SEDE: Camila Jasmin e Sara Oliveira (Coordenação)

Contato: educacao@cressrj.org.br  

Saiba mais e participe

Empresa

Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre as diferentes frentes e dimensões do exercício profissional em empresas públicas e privadas. Os programas de atenção ao trabalhador, políticas de recursos humanos, responsabilidade social, situando a contribuição do Serviço Social para a ampliação do acesso de trabalhadores e da população usuária dos serviços da empresa de um modo geral, bem como aos seus direitos fundamentais.

Composição por Conselheiras e Membras de Seccionais

SEDE: Jéssica Oliveira e Aline Possa (Coordenação)

Contato: empresa@cressrj.org.br

Saiba mais e participe

Formação e Trabalho Profissional

A Comissão de Formação e Trabalho Profissional se reúne ordinariamente uma vez por mês para tratar de temáticas referentes à educação permanente das assistentes sociais, articulando também as universidades nas discussões propostas. Participam desta comissão assistentes sociais de base, professores, estudantes e demais interessadas nos debates sobre a formação e o trabalho profissional no âmbito da Política Nacional de Educação Permanente do CFESS. Esta comissão também conta com representações da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO).

Como estratégias de formação, a comissão objetiva realizar palestras, rodas de conversa, mesas redondas, mini cursos, dentre outras atividades que estejam voltadas à qualificação e ao aprimoramento profissional, nos marcos do Código de Ética Profissional das Assistentes Sociais, tendo sempre como diretriz a função precípua do conselho de orientar e fiscalizar o exercício profissional.

Também discute a interlocução do exercício profissional de assistentes sociais com o estágio supervisionado, possibilitando uma interface entre as assistentes sociais e entidades que acompanham a formação e os dados coletados pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) sobre a supervisão de estágio, fortalecendo os fóruns de supervisão.

Referências Bibliográficas

Composição por Conselheiras e Membras de Seccionais

SEDE: Rafaela Ribeiro e Jussara Assis (Coordenação)

SECCIONAIS: Íris Silva (SSF)

Contato: formacao@cressrj.org.br

Saiba mais e participe

Gênero, Etnia e Diversidade Sexual

Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre gênero, raça/etnia e diversidade sexual, considerando a interlocução dessas temáticas com o cotidiano do exercício profissional de assistentes sociais, visando discutir as políticas públicas específicas dessas áreas, sua organização, gestão, instituições que a compõem (governamentais e não-governamentais) e formas de controle social.

Fomenta a participação do CRESS em diversos espaços coletivos de defesa dos direitos de diferentes segmentos da sociedade civil atravessados pelo debate a que se propõe a comissão. Objetiva, sobretudo, debater como as dimensões de gênero, de raça/etnia e diversidade sexual se fazem presentes no cotidiano de trabalho dos/as assistentes sociais, independente da área ou política em que atuam. Desse modo, a comissão se empenha em qualificar o exercício profissional a partir de estratégias que levem em consideração as temáticas que a perpassam.

Composição por Conselheiras e Membras de Seccionais

SEDE: Jussara Assis e Silvana Marinho (Coordenação)

SECCIONAIS: Joveline Batista e Juliana Menas (SSF)

Contato: geds@cressrj.org.br

Saiba mais e participe

Previdência Social

Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre a política previdenciária brasileira. O objetivo é discutir os desafios postos ao exercício profissional de assistentes sociais no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), em institutos próprios de previdência (ligados às esferas de governo, militares etc.), e outras instituições que atuem com previdência.

Composição por Conselheiras e Membras de Seccionais

SEDE: Cristiana Pessanha e Marcella Azevedo (Coordenação)

SECCIONAIS: Joseane Almeida (SSF)

Contato: previdenciasocial@cressrj.org.br

Saiba mais e participe

Saúde

Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre a política de saúde, sua organização, as instituições que a compõem (governamentais e não-governamentais, públicas e privadas), orçamento e formas de controle social.

Discute também a participação do CRESS em diferentes espaços coletivos da sociedade civil, de defesa da saúde como política pública, gratuita e 100% estatal. O objetivo é situar os espaços sócio-ocupacionais da política de saúde (níveis de atendimento, tipos de demandas), focando nos desafios postos às diversas dimensões do exercício profissional de assistentes sociais.

Composição por Conselheiras e Membras de Seccionais

SEDE: Francineide Sales e Marcella Azevedo (Coordenação)

Sara Oliveira (Conselheira de referência)

SECCIONAIS: Giselle Leal (SNF), Joseane Almeida e Íris Silva (SSF)

Contato: saude@cressrj.org.br 

Saiba mais e participe

Sociojurídica

Reúne mensalmente assistentes sociais, estudantes e demais sujeitos interessados nos debates sobre a inserção do Serviço Social no chamado “campo sociojurídico”: Instituições ligadas ao Poder Judiciário, aos Ministérios Públicos, aos sistemas penitenciário e socioeducativo, aos programas da política pública de segurança pública, às polícias e às corporações militares.

Discute também a participação do CRESS em diferentes espaços coletivos da sociedade civil. O objetivo é situar os espaços sócio-ocupacionais, focando nos desafios postos às diversas dimensões do exercício profissional de assistentes sociais.

Composição por Conselheiras e Membras de Seccionais

SEDE: Anália Santos e Cida Evangelista (Coordenação)

Aline Possa (Conselheirade referência)

SECCIONAIS: João Paulo Salgado (SSF) e Anderson Fontes (SNF)

Contato: sociojuridica@cressrj.org.br

Saiba mais e participe