Ao longo deste sábado, 05/07, o Conselho Regional de Serviço Social 7ª Região (CRESSRJ) realizou o Preparatório para o 52º Descentralizado da Região Sudeste.
A delegação que representará nosso Conselho se reuniu na sede do CRESSRJ, de 9h às 18h. Foi um dia inteiro de discussão, debate, definições e atividades preparatórias para o Encontro Regional, que acontecerá de 25 a 27 de julho, na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo.
O evento contou com a participação da delegação eleita na Assembleia Geral Ordinária, ocorrida no dia 24/05.
Para a conselheira Alessandra Celita, os encontros do Conjunto CFESS-CRESS são fundamentais porque neles são adensados temas importantes da sociedade e, além disso, é a oportunidade se de construir ações estratégicas na direção do projeto ético-político do Conselho: “Esses encontros, além de serem espaços deliberativos, são também espaços de articulação da categoria de assistentes sociais formadas por gestões e bases, o que tornam esses momentos extremamente ricos e potentes. O CRESSRJ investe na preparação de sua delegação para que possamos contribuir de forma qualificada e participativa neste processo do Conjunto. Esse momento, ocorrido no último sábado (05/07), possibilitou olharmos com cuidado tudo que realizamos, com quais sujeitos construímos, os impactos e o que ainda precisamos realizar a partir da conjuntura atual do Rio de Janeiro que temos, mas também apontando cenários que se desenham não só no estado mas no Brasil”.
Como foi
Pouco depois das 9h, horário marcado para o início do evento, a conselheira Anália Santos deu as boas-vindas à delegação e falou sobre a importância dessa etapa. Em seguida, a conselheira Alessandra Celita explicou à delegação presente toda a metodologia proposta para os trabalhos do nosso Preparatório, que contava com diversos Eixos Temáticos: Administrativo Financeiro; Ética e Direitos Humanos; Orientação e Fiscalização; Seguridade; Comunicação; e Formação e Relações Internacionais.
Por volta de 12:30h, uma rápida pausa para o almoço.
Retomados os trabalhos de discussão dos Eixos, essa longa etapa se estendeu até quase 17h. Depois, foi o momento de sínteses para o Descentralizado e de explicação das dúvidas e perguntas da delegação.
A conselheira Maria Aparecida Evangelista afirmou que a atividade preparatória ao encontro descentralizado do Sudeste tem sido uma metodologia importantíssima para se refletir sobre as ações contidas no planejamento do triênio, apontar aquelas que vão permanecer e indicar novas ações, quando for o caso: “Um momento rico de avaliações e trocas. Um momento de enxergarmos o que foi ou não realizado, observando objetivos alcançados com êxito, os desafios postos e também os que dificultaram a efetividade da ação planejada. Nesse sentido, a participação, avaliação e opinião de todas as pessoas presentes é um diferencial nas conclusões e encaminhamentos produzidos e que deverão ser apresentados no Descentralizado. Além disso, a reunião preparatória aproxima as pessoas que compõem a delegação, possibilitando criar afinidades e conjugar pensamentos/análises/ posicionamentos. Sempre muito produtivo, mesmo. E esse ano não foi diferente”.
As delegadas de base Cristiane Lourenço e Dhébora Rodrigues consideraram o Preparatório uma atividade fundamental e elogiaram a realização do evento.
“O Preparatório para o Descentralizado não é apenas uma etapa prévia ao evento principal. Ele é parte essencial do nosso processo de formação crítica e coletiva. Vivemos um contexto desafiador, em que as políticas públicas, os direitos sociais e o próprio projeto ético-político do Serviço Social vêm sendo constantemente tensionados. Diante disso, não podemos nos colocar de forma desinformada ou desarticulada. O Preparatório nos oferece ferramentas teóricas, informações atualizadas e espaços de diálogo que fortalecem nossa atuação profissional e política. É nesse espaço que aprofundamos debates, trocamos experiências e construímos, de maneira coletiva, uma intervenção mais qualificada e alinhada aos princípios do nosso Código de Ética. Além disso, é uma oportunidade de nos prepararmos para contribuir de forma mais ativa e propositiva durante o Encontro Descentralizado, que é um momento fundamental de articulação e resistência da categoria. Que possamos seguir firmes, juntas, juntos e juntes, nesse processo de construção coletiva”, afirmou Dhébora.
Já Cristiane Lourenço comentou: “O Preparatório é a oportunidade que a gestão do Conselho e as Assistentes Sociais de base têm para avaliar os desafios e os caminhos a serem seguidos no que diz respeito à nossa profissão. Essa interlocução entre a base e a gestão faz com que o CRESSRJ se torne cada vez mais orgânico e ciente da realidade da categoria”.
Tivemos, enfim, um dia inteiro de trabalho, trocas e boas discussões. Um sábado todo dedicado ao Preparatório do Descentralizado Sudeste 2025. E foi lindo, pessoal.
Obrigado a todas, todos e todes.
Lembrando que o 52º Descentralizado da Região Sudeste acontecerá de 25 a 27 de julho, na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Até lá!!!!