No dia 25 de outubro de 2025 (sábado), foi realizada a Reunião Ordinária de Conselho Pleno do CRESS/RJ. A plenária debateu cerca de 35 pontos de pauta, relacionados à gestão administrativo-financeira, às funções precípuas de orientação e fiscalização, registro e processamento ético, bem como as ações de natureza política fundamentais para a defesa do Projeto Ético-Político e Profissional no território fluminense.

Dentre as muitas pautas debatidas, destacou-se a apreciação e aprovação do Plano de Ação e Orçamento 2026 (PAO). O documento, que apresenta a proposta orçamentária para o ano de 2026, bem como as ações que serão desenvolvidas pelo regional ao longo do ano, foi aprovado por unanimidade pela plenária, e foi encaminhado ao CFESS em 29/10/2025, dentro do prazo estabelecido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), órgão de fiscalização externa da atividade dos Conselhos Profissionais que atuam no território nacional.

O Plano de Ação e Orçamento 2026 foi elaborado de forma coletiva, a partir das Comissões Precípuas, Temáticas e Especiais, NUCRESS´s e Comitês do CRESS-RJ, compostos por conselheiras/os, membras/ os das Seccionais, funcionárias/os e assistentes sociais de base.

PAO 2026

Em vídeo publicado nas redes sociais do CRESS/RJ, Marcia Nogueira, Conselheira Presidenta na gestão 2023/2026, fala sobre a importância do Plano e faz um chamamento à categoria para que leia, conheça e se aproprie do teor do documento: “O Plano de Ação e Orçamento 2026 foi todo construído a partir de debates realizados juntamente com a categoria nas comissões, nos comitês, nos núcleos do CRESS-RJ e no Encontro do Conjunto do CFESS-CRESS. É um Plano que traz ações voltadas para a gestão administrativa-financeira, como por exemplo, a política de gestão do trabalho; voltada para o desenvolvimento das funções precípuas de orientação e fiscalização, de processamento ético, de orientação à categoria, voltado também para a defesa das nossas bandeiras de luta em vários campos. O documento vai ser disponibilizado em nosso site e divulgado em nossas redes sociais. Acesa lá. Leia, conheça, entenda, se aproprie, participe com a gente das ações planejadas. Mas, claro, é importante que você venha para as Comissões, para os Comitês e para os NUCRESS. Vem, vem ser CRESS de Rio de Janeiro junto com a gente”.

Clique AQUI e acesse o Plano de Ação e Orçamento 2026

O conselheiro Henrique Mendes afirmou que o Pleno do dia 25 de outubro foi uma oportunidade ímpar para debater as ações da autarquia, sempre pensando nas suas funções principais que são orientar e fiscalizar o exercício profissional: “A elaboração do Plano de Ação e Orçamento indica as prioridades do Regional, a partir de suas diferentes Comissões, Comitês e NUCRESS.”

Raphael Magnus, coordenador da Seccional Sul Fluminense, comentou que a reunião do Pleno teve uma extensa pauta e considerou o resultado muito positivo: “Foram muitos pontos e deliberações, com questões importantíssimas, como a aprovação do Plano de Ação e Orçamento 2026, um documento robusto, construído de forma coletiva e que ajuda a nortear as ações para o próximo ano”.

A conselheira Anália Santos, 1ª Tesoureira do CRESS-RJ salientou que os avanços logrados no âmbito do planejamento do regional são de suma importância para garantir a transparência, a responsabilidade no uso dos recursos advindos das anuidades pagas pela categoria, bem como para orientar todas as atividades que são realizadas ao longo do exercício, evitando a sobreposição de ações e as práticas reiterativas que não contribuem para o alcance dos objetivos e metas alinhados à agenda política trienal.

A Conselheira, que também integra a coordenação da Comissão Sociojurídica e do Comitê Anticapacitista, destaca que “o Plano é fruto de uma construção conjunta com as bases da categoria, que participam ativamente não somente de sua construção, mas de sua execução, monitorando e avaliando as ações realizadas ao longo do ano nas reuniões ordinárias das Comissões, dos Comitês e dos NUCRESS”.

A Conselheira Alessandra Celita, que integra o Conselho Fiscal da Autarquia reforça: “No Conjunto CFESS-CRESS, investimos também na nossa função pedagógica e de orientação e isso não se faz sem muito esforço, dedicação, coletividade, compromisso e responsabilidade. Essas são marcas da Gestão A Liberdade é uma Luta Constante – 2023-2026 e isso tudo se reflete, agora, em mais um Plano de Ação e Orçamento apresentado à categoria”.

Gestão do Trabalho

No Pleno desse dia (25/10), além da apreciação e aprovação da proposta do Plano de Ação e Orçamento 2026, outros pontos discutidos foram: prestação de contas do 3º trimestre; proposta de aprimoramento dos documentos institucionais; processos licitatórios, homologações de inscrições e ARTs.

Um outro tema discutido e que também merece destaque fala sobre as recentes capacitações que o CRESS-RJ vem realizando no intuito de materializar ações voltadas para a gestão do trabalho, com ênfase na formação permanente do quadro de trabalhadoras/es.

Desde o início da gestão, o regional vem investindo nesta perspectiva, contudo, desde a chamada do concurso realizada em 2024 o cronograma de capacitações se intensificou e, no ano de 2025, foram implementadas diversas iniciativas, capitaneadas em conjunto pelas Comissões de Gestão Administrativo-Financeira, de Gestão do Trabalho, de Inscrição e Registro e Orientação e Fiscalização, dentre as quais se destacam a capacitação sobre manejo dos sistemas, sobretudo módulo fiscalização, os cursos externos e in company sobre licitações e contratos, a capacitação externa sobre cobrança, bem como a capacitação sobre produção de documentos institucionais. Ainda no curso de 2025 será realizada a capacitação interna sobre a Lei Geral de Proteção de Dado (LGPD), fundamental para o desenvolvimento das atividades do CRESS/RJ.

Neste pleno também foi apresentada a programação da ambiência de trabalhadores recém-admitidos, a ser realizada no dia 17 de novembro de 2025, na Sede do CRESS-RJ, bem como a realização do Encontro Institucional do CRESS RJ, que deve acontecer logo no início do ano de 2026.

A conselheira Maria Aparecida Evangelista, 2ª Tesoureira do CRESS-RJ, e que integra a Comissão de Gestão do Trabalho, falou com alegria sobre o trabalho que vem sendo realizado e todas as melhorias implantadas: “A Comissão de Gestão do Trabalho tem a  função de pensar e organizar a política de gestão do trabalho por meio de implementação de fluxos, rotinas e capacitações, na perspectiva da melhoria das condições de trabalho das/dos trabalhadoras/es e no atendimento prestado à categoria e à sociedade. Para tanto, a Comissão tem composição paritária, contando com trabalhadoras/es e membras da direção do Conselho. Nesta reunião de Conselho Pleno, especificamente, foi informado sobre a ação de ambientação das/os novas/os trabalhadoras/es e das tratativas para o início do trabalho com a empresa de assessoria para construção e implementação da política de gestão do trabalho. Tudo sempre pensando na melhoria das condições de trabalho e no atendimento prestado à categoria e à sociedade”.

Sobre isso, o conselheiro Henrique, comentou: “Tivemos longos e proveitosos debates, neste Pleno. E, além do PAO 2026, também é possível destacar o planejamento da ambientação de novos trabalhadores e o acompanhamento do balanço financeiro da autarquia. A realização dos Conselhos Plenos são espaços importantes para que o corpo de conselheiras consiga de forma coletiva acompanhar as ações do CRESS-RJ, tendo em vista o melhor atendimento possível à categoria de Assistentes Sociais”.

A conselheira Celita, também falou sobre as melhorias que estão sendo implementadas no CRESS-RJ: “Nesse triênio, a gestão investiu muito na organização administrativa da autarquia, na aproximação com a categoria e na qualificação do nosso corpo funcional. No último Pleno (25/10), isso ficou ainda mais evidente: falamos sobre o levantamento dos cursos e capacitações que os trabalhadores tiveram acesso e o retorno positivo externado formalmente à gestão por uma trabalhadora. Também foi um avanço e uma decisão acertada o investimento em assessorias técnicas e competentes nas áreas contábil, jurídica e de informática, dando à nós segurança para tomar decisões e melhor retorno para a categoria. Fico muito feliz de fazer parte deste processo”.