O 52º encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS começou nesta quinta-feira, dia 04 de setembro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Instância máxima de deliberação do Serviço Social no Brasil, o Encontro, esse ano, tem o objetivo de avaliar as ações do triênio 2023-2026, e  segue suas atividades até domingo, 07 de setembro.

O evento de abertura, que aconteceu no Auditório do Hotel Deville, contou com a presença de mais de 400 pessoas, de delegações de todos os Regionais e do Conselho Federal. A atividade cultural que deu as boas-vindas ao público contou com a apresentação musical de Gilson Espíndola, que cantou músicas regionais e pantaneiras. O ponto alto de sua apresentação foi a música “A Chalana”, que, nos anos 90, foi sucesso na voz de Almir Satter.

Em seguida, teve a mesa de abertura com a presidenta do CFESS, Kelly Melatti; a presidenta da ABEPSS, Joana Valente; a presidenta do CRESS-MS, Carmen Barbosa, e o representante da ENESSO, Matheus Mota.

Em sua fala, Kelly Melatti afirmou que o Encontro Nacional reúne o Brasil em sua diversidade, potência e dificuldades e lembrou que esse é o último encontro do triênio: “É o momento de, corajosamente, avaliarmos nossas ações, socializarmos aprendizados e projetarmos novos horizontes”.

Conferência de abertura: conjuntura e defesa da democracia

Teve início, depois, a conferência “Nossa democracia pulsa em conjunto”, que contou com a participação da prof.ª Drª Cristiane Sabino (UFSC) e da vice-presidenta do CFESS, Marciângela Gonçalves, e contou com a mediação de Kelly Melatti (CFESS) e Carmen Barbosa (CRESS-MS).

A mesa analisou a conjuntura nacional, discutindo questões como luta de classes e endividamento dos trabalhadores: ““A dívida é um mecanismo de dominação e disciplinamento da classe trabalhadora”, afirmou Sabino.

Foto: Divulgação CFESS

Um momento de emoção desse primeiro dia de Encontro Nacional foi a homenagem à assistente social Valdete de Barros, do Mato Grosso do Sul, que foi Conselheira do CRESS-MS e ex presidenta do CFESS. Valdete é referência nacional por sua dedicação à profissão, defesa das políticas públicas e da democracia. Valdete estava presente e subiu ao palco para receber agradecer a homenagem.

Finalizando as atividades, já encerrando esse primeiro dia, houve a chamada das delegações de todos os CRESS. Coube ao artista local, Ruberval Cunha, chamar as delegações com música, poesia e improviso.

Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho

De manhã, enquanto ainda rolava o 7º Seminário de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS (no DeVille), aconteceu no Novotel a reunião do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho Profissional com Qualidade em Serviço Social, que contou com a presença de quase 100 pessoas e teve como objetivo realizar a avaliação do Fórum e das atividades e realizações do coletivo.

 

Leia, também: Jornalistas e assessores de imprensa do CRESS-RJ participam do 7º Seminário de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, em Campo Grande (MS); pela primeira vez, o evento foi transmitido em tempo real, no canal do Youtube do CFESS