O Comitê Anticapacitista realizou, no dia 10 de dezembro, a última reunião do ano. Coordenada pelas conselheiras Camila Jasmin e Anália Santos, a reunião e teve como objetivo central a avaliação das atividades realizadas em 2025, e, também, a oportunidade de tratar sobre os temas prioritários que constam no Plano de Ação e Orçamento 2026 do CRESS-RJ.

Assistente sociais que participaram da reunião falaram dos avanços no processo de estruturação do Comitê Anticapacitista do nosso regional, da relevância do Grupo de Trabalho constituído para organizar o encontro estadual, realizado no mês de março, no formato de Reunião Ampliada e da participação no Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista, realizado em abril (Recife – PE). Tais atividades contribuíram para o fortalecimento do Comitê, que chega ao final de 2025 com todas as reuniões previstas no planejamento realizadas, com participação expressiva de assistentes sociais da base.

Durante a reunião foram discutidos temas que constaram na Síntese do Debate do encontro estadual e que seguirão na agenda do Comitê, que tem papel fundamental no tratamento das pautas relacionadas à luta anticapacitista, à promoção da acessibilidade e à defesa dos direitos da pessoa com deficiência no âmbito do CRESS-RJ, em articulação com as comissões temáticas e precípuas.

No planejamento 2026, o Comitê elegeu como ponto central contribuir para a realização de atividades com trabalhadores do CRESS-RJ sobre acessibilidade; a retomada da discussão sobre o tema Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência, iniciada em 2025; e a temática trabalho profissional de assistentes sociais com deficiência.

#descricaodaimagem
A imagem mostra uma tela de reunião online com 9 pequenas telas/rostos de pessoas que participaram dessa reunião. Outras duas, por estarem com a câmera desligda, aparecem só com os nomes. Totalizam assim 11 pessoas na reunião. Das 9 que aparecem, apenas uma é homem.