O Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro (CRESS-RJ) realizou, no dia 05 de agosto, o primeiro seminário Serviço Social e Comunicação no Conjunto CFESS/CRESS, que aconteceu na sede do Conselho, no Centro do Rio.
Marcado para às 16h, o evento começou com um tour pelo CRESS-RJ para que todos os inscritos no seminário pudessem conhecer os setores e o funcionamento do nosso Conselho.
O grupo passou por todos os setores, ouvindo os profissionais falarem sobre o funcionamento e a especificidade de cada departamento do CRESS-RJ: Licitação, Financeiro, Assessoria Jurídica, Assessoria Executiva, Comissões, Registro e Anuidade, Cofi, Biblioteca.
Em seguida, todos foram ao auditório, onde teve início a mesa temática sobre Comunicação e Serviço Social.
A conselheira Francineide Sales, da Comissão de Comunicação do CRESSRJ, e o assistente social Paulo Faleiro compuseram a mesa da palestra sobre o tema Comunicação e Serviço Social. O jornalista Célio Albuquerque foi o mediador do debate.
Fran avaliou como bastante produtivo o evento: “A linguagem é a nossa ferramenta de trabalho principal. Dessa forma, a gente precisa discutir a comunicação, sim. Sobretudo um elemento que a gente destacou no evento que é entender a comunicação com uma relação de poder. Além disso, falamos, também, no humor como uma tática muito interessante no processo de comunicação para chamar atenção para determinados temas, para sensibilizar, envolver, se comunicar”.
Paulo agradeceu o convite e considerou o debate como necessário: “A comunicação está em nossas vidas o tempo todo e a gente nem percebe o quanto fazer uma boa comunicação é essencial pra tudo: pras relações pessoais, profissionais, políticas, pra tudo. A gente está o tempo todo se comunicando com o público que a gente atende, comunicando com os outros profissionais no nosso espaço de trabalho. Então, comunicação na nossa prática profissional é importante. Mas o mais bacana foi que o seminário abordou um ponto essencial: a Comunicação enquanto ferramenta política e o quanto o humor, por exemplo, dialoga, envolve, comunica tão bem. Acho que foi de grande valia a gente poder fazer uma reflexão de como a comédia pode ser uma ferramenta para a prática profissional e também como a comédia pode ser uma ferramenta de luta política, utilizada de forma crítica, seja no fazer profissional, na vida pessoal, em todos os momentos”.
Proximidade com o público
Entre o público presente, assistentes sociais já formados e estudantes de graduação. Em comum, o fato de todos os presentes ao evento estarem indo pela primeira vez o CRESS-RJ.
Por isso, adoraram não só o seminário como a iniciativa do tour, que deu uma dimensão melhor sobre o CRESS-RJ, seu funcionamento e sua importância.
Carlos Alberto Paulino, assistente social formado, estava acompanhado da amiga Flávia Aparecida de França, que ainda está terminando a faculdade. Os dois disseram que adoraram o evento: “O tema o seminário, claro, já despertou interesse e, de fato, foi muito bom. Mas também gostei muito de vir ao CRESS e ouvir um pouco sobre como cada setor trabalha, funciona, atua. Foi muito bom pra ampliar o meu conhecimento sobre assuntos da minha área de atuação, do meu Conselho que eu não dominava. Gostei muito e torço pra que ocorram outras iniciativas como essa. Obrigado por proporcionarem esse espaço de diálogo. Foi incrível!”, disse Carlos.
Flávia complementou: “A gente passa a ter mais domínio sobre nossa profissão quando conhece, se informa sobre tudo, né? Adorei. Gostei de saber que tem a Biblioteca e que posso usá-la como ponto de leitura, de estudo. Ah, sem falar do seminário que foi incrível. Dominar a forma de se comunicar é importante em qualquer área e na nossa não é diferente. Paulo e Fran mandaram muito bem!”, elogiou a estudante.
Heráclides Martins, também assistente social, atuante na área, elogiou bastante a realização do seminário: “Excelente seminário sobre Serviço Social e Comunicação. Os mediadores possuíam larga experiência e propriedade no tema. A comunicação bem feita tem o poder de chegar de forma assertiva aonde tem que chegar. É uma ferramenta importante que todos devemos conhecer para usar bem. E, sim, nós assistentes sociais também precisamos dela. Parabéns, CRESS-RJ pelo evento.”
Alícia Martins, estudante da Uerj, foi outra participante que disse ter amado o seminário e tudo o que aprendeu: “Na Uerj, integro um grupo de pesquisa que usa foto e rede social como ferramenta. É importante a gente, como profissional, se apropriar dessas linguagens. Elas vieram pra ficar e, usadas de forma correta, bacana, são ótimas aliadas, seja na vida profissional quanto na vida profissional”.
Os profissionais do CRESS-RJ que apresentaram seus setores também gostaram da proposta do evento.
Edilson Moreira dos Santos, que trabalha há quase 30 anos no CRESS-RJ, afirmou que a ideia do tour foi muito proveitosa e interessante para ambos os lados: “Para o público externo que vem aqui ao CRESS, seja profissional ou estudante, é uma boa forma de conhecer melhor o Conselho e seu bom funcionamento. Para nós, como profissionais, é uma forma de valorização, não é? Uma oportunidade de falarmos sobre nosso trabalho e de vermos que do outro lado tem gente ouvindo, interessada, curiosa e que pode ser uma boa replicadora do nosso trabalho desenvolvido com excelência e dedicação. Achei bem válida a iniciativa.”
Daiane Pacheco, agente fiscal do CRESS-RJ, que trabalha no Setor de Orientação e Fiscalização, foi outra profissional que falou ao público presente no tour pelos setores. Daiane destacou a importância da maior compreensão que atividades como essa propiciam: “Além de aproximar as pessoas do Conselho, ajuda a desmistificar, tirar dúvidas e dar maior clareza sobre como tudo funciona. Foi bem bacana.”
O seminário Serviço Social e Comunicação no Conjunto CFESS/CRESS foi organizado pela Comissão de Comunicação e Cultura em diálogo com os setores, como atividade prévia ao Seminário Nacional da Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS, que acontecerá no início de setembro. Toda a Comissão de Comunicação esteve envolvida e considera que a visita aos setores é uma forma mais próxima de comunicar sobre o Conselho, sem prejuízo de outras táticas.