Começou nesta quarta-feira, 03 de setembro, o 7º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS que, esse ano, acontece em Campo Grande (MS). O evento antecede o 52º Encontro Nacional, que será realizado de 04 a 07 de setembro, no mesmo local.
Por isso, a equipe de Comunicação do CRESS-RJ foi a primeira do nosso Conselho a desembarcar em Campo Grande. Logo cedo, chegou ao Hotel DeVille (onde serão realizadas as atividades) para o credenciamento.
Pouco depois das 9h, horário marcado para início do seminário, houve a mesa de abertura, que contou com entidades do Serviço Social. Da esquerda para a direita, compuseram a mesa: Leile Teixeira, representante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS); Emilly Marques, coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS; Carmem Ferreira, presidenta do CRESS-MS; Matheus Costa, representante da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO) e Gerson Jara, do Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso do Sul (SINDJOR-MS).
Emily falou sobre a importância da Comunicação e da alegria de ver que o Conjunto CFESS-CRESS vem cada vez mais acreditando e investindo numa comunicação de qualidade e antenada com as lutas da sociedade e com o compromisso ético e político do Conjunto: “É urgente refletirmos sobre os ataques à democracia, sobre a dominação promovida pela desinformação e pelo consumo. A gente vive um tempo em que as telas se tornaram janelas para o mundo, mas também espelhos que refletem desigualdades históricas. Então, que a gente possa fazer essa análise de conjuntura, conhecer um pouco sobre esses debates inovadores também que a gente traz e também sobre as nossas resistências. Fazer análise dessas desigualdades, mas pensar os caminhos que a gente quer seguir, que a gente quer trilhar. E, neste sentido, com a proposta desse seminário, a gente já coloca e reafirma o nosso tom desses debates por uma comunicação anticolonial, transformadora e libertadora”, disse ela celebrando, ainda, que, pela primeira vez, o Seminário de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS teve transmissão online.
Colonialismo digital
Em seguida, teve início a mesa “Colonialismo digital, inteligência artificial e algoritmos do preconceito e da exploração”, que contou com a presença do professor Walter Lippold, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e de Pâmela Ortiz, ativista do Mídia Ninja/Floresta Ativista. Ubiratan Dias, conselheiro do CFESS, fez a mediação do debate.
Walter abriu a mesa falando sobre os conceitos de racismo algorítmico, plataformizacão, hiperconexão, desconexão etc. O professor falou sobre a relação entre digitalização e precarização do trabalho e defendeu uma soberania digital e popular. “Precisamos, urgentemente de uma alfabetização digital crítica nas escolas e nos movimentos sociais. Precisamos pensar sobre autodefesa digital e cibersegurança. Estamos datificados, algoritmizados. O colonialismo digital reabilita velhas ideologias. Precisamos acordar para essas questões, urgentemente”, alertou ele.
Já Pâmela, numa linguagem jovem, mais coloquial, mas igualmente contundente e precisa, trouxe, também, um debate profundo sobre ativismo digital e as possibilidades de se fazer uma comunicação mais direta e de luta.
Dominação pela desinformação
À tarde, após o intervalo do almoço, foram retomadas as discussões do 7º Seminário de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS com a mesa temática “Ataque à democracia e a dominação pela desinformação e pelo consumo”, que teve participação de Ana Mielke, jornalista do Coletivo Intervozes, e de Leonardo Koury, assistente social e representante do CFESS no FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação). A mediação dessa mesa foi feita por Carmem Ferreira, presidenta do CRESS-MS. O debate da mesa trouxe importantes reflexões sobre a relação entre fake news, manipulação midiática e os impactos no exercício da cidadania e na defesa dos direitos sociais. Ambos frisaram a importância da comunicação crítica e democrática, que fortalece a luta do Serviço Social em defesa da democracia e dos direitos humanos.
O 7º Seminário de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS continua na manhã de quinta-feira, 04 de setembro, com a Oficina de Audiodescrição para acessibilidade em imagens, vídeos e redes. À tarde, então, inicia, oficialmente, o 52º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que vai até domingo, dia 07 de setembro.
Como esse primeiro dia de evento foi todo transmitido online pelo Youtube do CFESS, quem quiser acompanhar a gravação, na íntegra, é só acessar AQUI.
Aprendizados e trocas
A equipe de Comunicação do CRESS-RJ participou o dia todo da atividade e considerou muito boa, tanto a programação quanto as discussões travadas e toda a organização do seminário.
Célio Albuquerque, jornalista há 15 anos do CRESS-RJ comentou: “As duas mesas foram extremamente importantes para refletirmos o quanto é complexo esse universo da comunicação digital. Trouxe, também, a necessidade de compreendermos as estratégias de dominação política e econômica que sofremos no dia a dia e o quanto precisamos aprender a utilizarmos melhor as redes a favor de nossas prerrogativas políticas e seu bom uso.”
Parabéns ao Conjunto CFESS-CRESS e todos, todas e todes que participaram.
Agora, os 52º Encontro Nacional nos espera!!!!!
Veja as fotos: