Um 15 de maio especial, mesmo.
No dia da assistente social e do assistente social, o CRESS/RJ participou da sessão solene de outorga da Medalha Tiradentes à Marilda Iamamoto, referência indiscutível no Serviço Social.
A entrega da Medalha foi iniciativa do deputado estadual Prof. Josemar, do Psol-RJ.
O conselheiro Henrique Mendes dos Santos representou o CRESS/RJ. Ele compôs a mesa de abertura e fez uma fala emocionante sobre a história e as contribuições de Iamamoto para todos e todas as assistentes sociais e para a sociedade de um modo geral:
“Marilda Iamamoto foi alguém que desde sempre se incomodou com as desigualdades, que se destacou enquanto liderança ainda bem jovem, no movimento estudantil. Após formada, foi uma das pioneiras no debate latino-americano, sendo fundamental no período de renovação. Ao mesmo tempo, procurou entender como poucas a formação social brasileira, incluindo o debate sobre a questão rural. Quem não leu a obra de Marilda tem, certamente, lacunas graves na sua formação. A luta política travada por Marilda se expressa na formação de milhares de Assistentes Sociais que têm como farol as reflexões dessa importante intelectual brasileira. Por tudo isso, é um prazer e uma honra estar presente a esta homenagem.”
Ao final de sua fala, outro momento emocionante: Henrique entregou, em nome do Conselho, um arranjo de flores à professora Iamamoto. Clique AQUI para ver o momento em questão.
Para todos e todas do CRESS/RJ, um prazer e uma honra terminar o Dia da Assistente Social numa merecida e justa homenagem à Marilda Iamamoto.
A sssão solene aconteceu no auditório da Uerj, na zona norte do Rio.